24 anos de atividades do CECAN

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
24 anos de atividades do CECAN

24 anos de atividades do CECAN – Foto: Adelle Gebara

O CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) comemorou ontem, (1), 24 anos de fundação. O Centro de Câncer prioriza o tratamento humanizado aos seus pacientes, realizando também pesquisas clínicas e fornecendo medicamentos que ainda não são encontrados no mercado brasileiro para os mais diversos tipos de câncer.

O diretor do CECAN e médico oncologista, Dr Fernando Medina, falou sobre o início do CECAN, em uma época em que não existia tratamento para o câncer em Piracicaba, dessa forma, os pacientes buscavam por outros centros em São Paulo ou até mesmo Campinas. “O tratamento do câncer é extremamente difícil, pois, a aplicação da radioterapia, por exemplo, é realizada desde segunda a sexta-feira e se for quimioterapia há uma infinidade de efeitos colaterais. Portanto, era muito desgastante para os pacientes piracicabanos. Dessa forma, visando o bem estar e facilitando o tratamento, demos início a um projeto na Santa Casa para que pudessem implantar a quimioterapia e a radioterapia de uma maneira integrada, com serviços de apoio como, psicologia, nutrição, enfermagem oncológica, entre outros”, explicou Medina.

Hoje, o CECAN atende em média 1200 casos novos por ano, aproximadamente, cinco casos novos por dia, sendo o câncer de próstata e o de mama os mais frequentes. “Os pacientes passam por uma triagem junto com o médico oncologista ou radio terapeuta, onde são encaminhados para o centro cirúrgico ou realizam um tratamento específico” ressaltou Fernando Medina.

Além disso, a Santa Casa de Piracicaba assumiu a liderança do tratamento de câncer da região e por isso, atende pacientes de todas as cidades do interior de São Paulo.  Ademais, o SUS (Sistema Único de Saúde) cobre 80% dos custos e também são aceitos diversos convênios.

“Com o aparecimento da computação gráfica, todos os aparelhos de radioterapia estão ligados a um computador e isso faz com que a precisão e a qualidade do tratamento sejam melhores, diminuindo efeitos colaterais e melhorando o efeito terapêutico. A quimioterapia também se desenvolveu muito com os medicamentos alvos dirigidos que são disponibilizados pelo SUS. Toda essa melhoria fez com que os resultados sejam positivos, com estimativa de 60 a 65% de cura para todos os casos, principalmente para os tumores mais frequentes”, informou o médico.

Os tratamentos geralmente tem duração de seis meses de quimioterapia e quatro a seis semanas de radioterapia e assim que os pacientes receberem alta do recurso terapêutico, os especialistas realizam o processo de seguimento em um período de tempo de cinco a 10 anos, o qual realizam exames periódicos.

O CECAN fica localizado na Avenida Independência, número 953, Bairro Alto. Para mais informações ou agendamentos, o telefone para contato é (19) 2532-8200.

Matéria e foto: Adelle Gebara/Jornal “O Regional”

Deixe um comentário abaixo