27ª 100 Milhas Piracicaba será a maior de sua história

Publicado em Por Hosana Cortenove

Diversas corridas automobilísticas comemoram aniversário da cidade e do ECPA

 

Serão dois dias de muita velocidade, mas o autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) esta aberto desde ontem (5), com os primeiros treinos livres para a 100 Milhas Piracicaba, que será realizada neste fim de semana, dias 6 e 7.

Em sua 27ª edição, consecutiva, a tradicional prova automobilística do calendário esportivo nacional deverá realizar neste ano seu maior evento, esperando reunir competidores de vários estados brasileiros e em diversas categorias, entre carros e motos, como Gaiolas, Turismo, Stock Jr., Fórmula Vee, Clássicos, motos e exposição de carros antigos.

A corrida contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias. Haverá ainda uma prova preliminar de 50 milhas, na categoria de Clássicos, tudo isso para comemorar os 249 anos de fundação de Piracicaba, completados no dia 1º de agosto e os 27 anos do ECPA.

Preliminar: Antes da largada da prova principal, haverá uma prova preliminar de 50 milhas com um grid formado por carros antigos, da categoria Clássicos de Competição. Também conhecidos como ‘Vintage Cars’, a prova reunirá modelos esportivos, ou não, de diferentes épocas e com mais de 30 anos de rodagem. O grid será composto por carros representativos das décadas de 50, 60 e 70.

Apesar das provas principais serem disputadas no domingo (7), o evento considera dois dias de competições, já que os preparativos começam na véspera das corridas – hoje (6) -, com treinos livres e a tomada de tempo classificatória para a formação do grid de largada. Ainda como parte da programação e para abrilhantando ainda mais o tradicional evento, no sábado haverá corridas da categoria Stock Jr. e de Fórmula Vee.

Carros históricos: Outra grande atração no ECPA será a participação de carros antigos e históricos, que farão um track day pelo autódromo. Até o momento, estão confirmados verdadeiros clássicos da indústria automobilística, como Ford 1929, Citroën 1948, Fusca Divisão 3, vários DKWs e alguns carros de corrida antigos, como um Ford 1932, uma Chevy 1934 e um Ford 1929 Speedster.

Supermoto e show de freestyle: Ainda como parte da programação e para abrilhantando ainda mais o tradicional evento, haverá a disputa da terceira etapa do Supermoto Brasil Cup e, ao final, um show de freestyle, com a fera do motocross Jorge Negretti.

“Sem dúvida, a participação de motocicletas será a grande novidade para este ano. As corridas serão disputadas de motos no Kartódromo e esta será a primeira vez que vamos mesclar carros com motos em uma edição das 100 Milhas”, informa Daniella Giannetti, organizadora do evento.

História: Um dos marcos do automobilismo nacional, a 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de grandes nomes como José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. Com a criação do ECPA,  atualmente a prova faz parte do calendário oficial do município.

A 100 Milhas Piracicaba é disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades e exigem muita técnica e perícia dos pilotos. Ao todo, são 78 voltas na pista, totalizando um percurso de pouco mais de 163 quilômetros, completando as 100 milhas.

“No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do município e do ECPA”, informa Benedito Giannetti Júnior, proprietário do autoclube.

Gastronomia: O público ainda poderá saborear as delícias de dois famosos food trucks, que estarão estacionados na praça de alimentação do ECPA, no sábado e no domingo. O The Primus Truck, com seus suculentos hambúrgueres artesanais, além da novíssima porção de Chuleta Grelhada; e Sushi Day Truck, com o melhor da comida japonesa.

Programação e horários: As atividades de pista das 100 Milhas Piracicaba tiveram início ontem sexta-feira (5), às 10h, quando a pista foi aberta para os primeiros treinos livres. No hoje (6), na parte da manhã, serão realizadas sessões de treinos livres. Em seguida acontecem as tomadas de tempo para a formação do grid de largada para todas as categorias envolvidas, na sequencia acontecem quatro baterias de Stock Jr. e Fórmula Vee, duas de cada.

Amanhã domingo (7), às haverá a corrida preliminar de 50 Milhas de Clássicos de Competição, às 13h início das provas de Supermotos, no kartódromo, e às 15h a largada das 100 Milhas Piracicaba.

Deixe um comentário abaixo