ACIPI celebra 84 anos de atividades

Publicado em Por Hosana Cortenove

O presidente Paulo Roberto Checoli fez a abertura da solenidade em comemoração aso 84 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – ACIPI, que contou com a presença dos vices presidentes, Luiz Carlos Furtuoso; Jorge Aversa Junior, diretor administrativo, Fernando Kroll, que representou José Antonio de Godoy o qual também é vice-presidente; Barjas Negri, prefeito de Piracicaba e sua esposa Sandra; Antonio Carlos de Mendes Thame, deputado federal e sua esposa, Nanci Thame, vereadora; Roberto Morais, deputado estadual; presidente da câmara dos vereadores Matheus Eller; presidente do conselho, Ângelo Frias Neto e do juiz e diretor do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Balbino da Silva e outros convidados.

Foram abordadas pelos oradores as ações realizadas entre Junho de 2015 até Julho de 2017, como, empreendedorismo, gestão de negócios comerciais e pesquisa/visita técnica. Tais ações tiveram parceria com a prefeitura/SEMTRE (Secretaria de Trabalho e Renda), UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e Diretoria Regional do Ensino. Participaram dos cursos 32 que tiveram em media 90 horas de treinamento alunos do Ensino Médio, desses, seis foram contratados como estagiários pela entidade. O convênio da ACIPI com a prefeitura qualifica profissionalmente 1573 profissionais em 64 cursos que estão em andamento.

O vice-presidente Luiz Carlos Furtuoso apresentou algumas realizações de sua pasta como: novas ferramentas para o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), como o BlueBox, estímulo à troca de moedas no comércio de Piracicaba, campanhas promocionais e reestruturação física da entidade para melhor atender aos associados e a população, entre outras.

ACIPI celebra 84 anos de atividades

ACIPI celebra 84 anos de atividades – Foto: Hosana Cortenove/ JR

Já Jorge Aversa Junior, também vice-presidente da ACIPI e membro da diretoria executiva da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), discorreu sobre importantes ações que culminaram na geração de empregos e vendas. Para o diretor administrativo, Fernando Kroll, que na oportunidade também representou o vice-presidente José Antonio de Godoy, falou sobre ações realizadas como: pesquisa/visita técnica num total de 3762 empresas, aplicação da tecnologia da informação, troca de uniformes, atividades do escritório regional da JUSESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e outras ações.

Também fizeram uso da palavra os deputados estadual Roberto Morais e federal Mendes Thame, além do diretor do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Balbino da Silva.

Marcos Douglas Balbino da Silva, juiz e diretor do Fórum de Piracicaba,  parabenizou pelo aniversário: “É com enorme satisfação que participo dessa solenidade a qual comemora 84 anos dessa importante entidade de Piracicaba. Trago meus mais sinceros votos de longevidade para atuar em prol do desenvolvimento econômico e social do município de Piracicaba”.

O deputado estadual, Roberto Morais também exaltou o aniversário e sua importante atuação na cidade de Piracicaba: “Quero agradecer a essa entidade que muito representa para a cidade de Piracicaba e para a nossa região, tendo como base mais de 5000 mil associados, envolvendo outras cidades, porém, pautamos o nosso trabalho e nossa luta em defesa de Piracicaba e região”, disse o parlamentar.

Thame falou sobre a importância da entidade para o desenvolvimento do município e do comercio local. “Desde sua fundação os diretores vem trabalhando para o fortalecimento dos seus associados e consequentemente do comercio local, fortalecendo a economia do município, gerando emprego e renda para nossa população”, comentou.

Finalizando a cerimonia, o presidente Checoli, destacou: “Piracicaba está em primeiro lugar na emissão de certificados e em número de associados obtendo o dobro quando comparada a Campinas e Ribeirão Preto que são duas das maiores cidades do interior paulista. Portanto, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba nesses 84 anos fez um grande trabalho tornando-se uma das mais importantes do Estado de São Paulo”, concluiu Paulo Roberto Checoli.

História: Fundada em 9 de julho de 1933, a Acipi iniciou sua marcante trajetória a partir da primeira reunião no Teatro Santo Estevam, na então praça Sete de Setembro (hoje conhecida como praça José Bonifácio).

De lá para cá, a entidade cresceu, se modernizou e ampliou sua estrutura.

Hoje, a entidade está estabelecida em sua sede na Rua do Rosário, 700, no Centro de Piracicaba. Um escritório regional para atender empresários de Santa Teresinha, também, é mantido pela entidade, na Rua Virgílio da Silva Fagundes, 538, sala 3.

Presidida por Checoli, 27º presidente a comandar a entidade, a Acipi conta com um corpo executivo de 27 diretores, 27 conselheiros, Conselho da Mulher Empresária, Conselho do Jovem Empresário e Conselho de Ex-Presidentes.

Casa do Empresário: Tendo como pilares: o desenvolvimento das empresas que representa e capacitação de seus associados e colaboradores, a Acipi, em suas gestões, sempre se preocupou em prestar serviços e oferecer benefícios, com vistas a melhorar o ambiente de negócios, conquistando, ao longo de sua trajetória, uma sólida reputação, bem como estabelecendo-se, no município, como a casa dos empresários.

As modernas instalações da entidade – que, ao longo dos anos, sempre esteve atenta a valores, que levam em conta a responsabilidade social e a sustentabilidade – abrigam sua Escola de Negócios, o escritório regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), posto de emissão do Certificado Digital, atendimento do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), convênios médicos e odontológico, entre um leque diverso de serviços e benefícios. Também ao alcance da população piracicabana, o Memorial do Empreendedorismo traz registros históricos e informações sobre a cidade, desde sua fundação, em 1767.

Serviço: Há 84anos, a Acipi representa os setores do comércio, indústria e prestação de serviços em Piracicaba. Informações sobre os produtos e benefícios que a entidade tem a oferecer ao empresariado podem ser encontradas através do telefone: 3417-1766.

Para conhecer mais a fundo a história da entidade, o livro: “ACIPI, 80 anos”, escrito pela jornalista, Angela Furlan, que pode ser acessado no site institucional: acipi.com.br, é resultado de intensa pesquisa em atas, documentos, livros, jornais e entrevistas com pesquisadores, historiadores, economistas, professores e ex-presidentes.

Uma cobertura especial sobre a data, com relatos de personagens que fazem parte da história da entidade, também, pode ser acessada no: blogdaacipi.com

Deixe um comentário abaixo