Agentes Comunitários de Ipeúna recebem certificado de capacitação

Publicado em Por Hosana Cortenove

Foi realizada na manhã da terça-feira (19), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipeúna, a cerimônia de entrega dos certificados do curso de Formação de Agente Comunitário de Saúde I (ACS). Os certificados foram entregues às agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ipeúna pelo secretário Jordano Zanoni.

De acordo com a coordenadora do PSF local, Renata Abdalla Zani, a qualificação teve por objetivo motivar os agentes de saúde, capacitando-os a garantir que os usuários do sistema municipal de saúde recebam uma atenção mais humanizada e eficiente, condizente com a prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

Oferecido pelo Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores de Saúde – CEFOR, o curso incluiu aulas teóricas e práticas, capacitando as agentes a executar o seu trabalho na equipe da Estratégia da Saúde da Família – ESF, com competência e humanização, para que sua ação na equipe de trabalho contribua para a melhoria das condições de saúde da população de Ipeúna.

Os ACS visitam domicílios periodicamente; assistem pacientes, dispensando-lhes cuidados simples de saúde, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde; orientam a comunidade para promoção da saúde; rastreiam focos de doenças específicas; promovem educação sanitária e ambiental; participam de campanhas preventivas; incentivam atividades comunitárias; promovem comunicação entre unidade de saúde, autoridades e comunidade; participam de reuniões profissionais.

 

Deixe um comentário abaixo