Águas de São Pedro é destaque no guia “Turismo em São Paulo”

Publicado em Por Hosana Cortenove

A estância hidromineral de Águas de São Pedro integra pela primeira vez o guia Turismo em São Paulo, publicação com 141 páginas que traz importantes informações sobre o Estado.

O município aparece duas vezes no material produzido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, tanto no segmento Estâncias Hidrominerais como no de Trilhas e Caminhos. Neste último, Águas é citada como cidade integrante do Caminho do Sol, a versão nacional do famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

O guia tem formato enciclopédia e traça um mapa turístico do Estado dividido em sete segmentos turísticos: Aventura e Ecoturismo, Sol e Praia, Rural, Religioso, Histórico e Cultural, Trilhas e Caminhos e Comidas e Sabores. Também há o Mapa das Estâncias, onde é possível localizar imagens e informações sobre todas as estâncias climáticas, balneárias, hidrominerais e turísticas.

Os textos estão disponíveis em português, inglês e espanhol. O manual ainda oferece dados históricos, como a Linha do Tempo, que relata desde da chegada do navegador espanhol Américo Vespúcio a São Sebastião (hoje Ilhabela), em 1502, até a realidade atual, com São Paulo sendo o maior centro econômico da América Latina.

O coordenador de Turismo de Águas de São Pedro, Fábio Pontes, destaca a importância do guia na divulgação do turismo.

“O guia é uma importante ferramenta de divulgação turística do Estado tanto em eventos nacionais como em feiras internacionais. É uma publicação completa, de excelente qualidade, onde Águas de São Pedro aparece de forma inédita em dois segmentos. Isso mostra o valor turístico da nossa Estância”, destaca Fabio Pontes.

Para que uma cidade seja considerada estância hidromineral, é preciso ter fontes de água natural ou terapêutica e oferecer balneários públicos para a utilização dessa água. Águas de São Pedro tem as fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles, que proporcionam benefícios de três estações hidrominerais diferentes. Os banhos sulforosos são oferecidos no SPA Thermal Dr. Octávio Moura Andrade. As águas podem ser ingeridas tanto no SPA como no Fontanário Municipal.

O Caminho do Sol  é um longo percurso destinado à introspecção e reflexão. São 241 quilômetros entre as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro e leva 11 dias para ser percorrido, a pé ou de bicicleta. Quase todo caminho é entrecortado por fazendas. A chegada em Águas acontece dentro do Mini-Horto, onde fica a Casa de Santiago, que abriga a imagem espanhola de São Tiago. O caminho do Sol foi idealizado pelo empresário José Palma.

 

Deixe um comentário abaixo