Águas de São Pedro recebe a 15ª Feira Gastronômica

Publicado em Por William Camargo

Hoje, dia 03, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro promove, em parceria com as secretarias municipais de Turismo e de Educação, a 15ª Feira Gastronômica, com diversas opções de comidas e sobremesas para o público a preços populares.

O evento será realizado às 11h30, no Boulevard, localizado na Avenida Carlos Mauro, em Águas de São Pedro.

A culinária brasileira estará em alta nesta edição. Sob a temática Brasil na Rua, os pratos elaborados pelos alunos do curso Tecnologia em Gastronomia farão um resgate a ingredientes que são pouco consumidos na culinária regional atualmente, como manteiga de garrafa, banana da terra, licuri e mel de Jataí. “Queremos apresentar, por meio de receitas muito saborosas, que estes ingredientes podem ser interessantes no cardápio diário”, comenta Renato Vieira, professor responsável pela Feira Gastronômica e docente do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

Cada tenda homenageará ao menos um ingrediente brasileiro e, neste ano, haverá mais pratos vegetarianos, além de opções de sobremesas. No cardápio, há ainda arroz carreteiro com farofa de castanha de caju com bacon crocante, arrumadinho e um delicioso escondidinho de mandioca com costela. O sanduíche de porco melado levará mel de jataí, que dá um sabor suave e especial ao lanche. O público também poderá experimentar o dadinho de tapioca com molho de pimenta.

Os pratos que levam carne vermelha ou branca ganharam uma releitura para quem não come esse tipo de proteína. O menu oferece arroz carreteiro vegetariano, com cogumelos e farofa de castanha de caju. A vaca atolada, que é apresentada como lanche, também foi adaptada. A iguaria é servida em um delicioso pão de banana da terra, com o recheio de jaca verde, acompanhada de um vinagrete bem fresquinho e temperado.

Para adoçar o evento, os alunos servirão quindim, sorvete de doce de leite, sorvete de banana com castanha de caju e sorbet de caipirinha, além do mousse de chocolate com cachaça e licuri, semente de um tipo de coquinho que nasce na palmeira de licuri, originária de Minas Gerais.

Os pratos custam R$ 10 e as sobremesas R$ 5. A ação tem caráter beneficente e educacional e toda a renda arrecadada no evento é revertida para programas da rede municipal de ensino.
Idealizada pelo Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, a Feira Gastronômica é um Projeto de Extensão Universitária à Comunidade com o objetivo de apresentar a cultura gastronômica para a população da cidade e região a preços populares, além de beneficiar centenas de alunos das escolas do município.

Do planejamento à execução do evento, os alunos são responsáveis por todos os detalhes, desde a busca de fornecedores, passando pela definição do cardápio, montagem das barracas, entre outras atividades, sempre acompanhado pelos docentes do curso Tecnologia em Gastronomia e dos cursos livres do Centro Universitário.

“A ideia é que o aluno, tendo em vista essa função social da Feira Gastronômica, seja envolvido em todo o contexto de um grande evento, aliando teoria á prática e estendendo o conhecimento aprendido à comunidade”, afirma Renato Vieira.

Para os visitantes, é uma oportunidade de experimentar pratos típicos preparados pelos estudantes do curso Tecnologia em Gastronomia, que recebeu a nota máxima (5) no recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação. O reconhecimento comprova a excelência da infraestrutura e da qualidade de ensino da instituição.

Deixe um comentário abaixo