Águas do Mirante implanta sistema automatizado na ETE Piracicamirim

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Além das obras de ampliação da capacidade de atendimento do sistema de esgotamento sanitário do município de Piracicaba, a Águas do Mirante continua investindo na modernização das unidades com objetivo de elevar, cada vez mais, sua eficiência operacional.

Neste sentido, a concessionária concluiu na semana passada, o projeto de substituição do sistema de recirculação do lodo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piracicamirim.

O projeto consistiu na substituição das válvulas borboletas de 400mm, dispositivo utilizado para regular ou isolar a vazão da rede, que antes era operado manualmente e exigia um tempo maior de operação, por um sistema automatizado.

“Realizamos constantemente vistorias em nossas unidades a fim de identificar oportunidades de melhorias. Nesse caso, o estudo confirmou que a troca do sistema de recirculação do lodo resultaria em um efluente final ainda mais clarificado, além do ganho de produtividade da equipe que realiza o procedimento manualmente”, explica Valdir Alcarde Junior, coordenador de Operações.

O trabalho de substituição foi realizado em 16 horas e consistiu na drenagem de todo o esgoto direcionado aos tanques de aeração que foram utilizados no armazenamento temporário do efluente, secagem dos tanques de decantação e, posteriormente, a substituição das válvulas.

“Durante a execução das atividades o processo de tratamento da estação não foi interrompido”, ressalta Clayton Bezerra, gerente de Operações.

Desde o início de suas operações a Águas do Mirante tem investido na melhoria do tratamento de esgoto da ETE Piracicamim.

“Um dos investimentos de destaque, realizado pela concessionária, foi a mudança da concepção do sistema dessa ETE, que eliminou definitivamente a geração de odor no processo de tratamento, e ampliação da sua capacidade de tratamento que passou de 92 para 135 mil habitantes, garantindo o atendimento ao crescimento futuro da população do município”, ressalta Clayton Bezerra, gerente de Operações.

Deixe um comentário abaixo