Águas do Mirante premia os projetos vencedores do concurso fotográfico “Na Trilha do Saneamento”

Publicado em Por Hosana Cortenove

A segunda edição do projeto contou com a inscrição de 200 ensaios fotográficos

 

A cerimônia de premiação dos projetos vencedores do concurso fotográfico “Na Trilha do Saneamento”, foi marcada por momentos de emoção e surpresa para os autores dos três projetos vencedores. A solenidade que aconteceu na manhã da última quarta-feira (6), na ETE Ponte do Caixão, contou com a participação dos ganhadores e acompanhantes, líderes comunitários do bairro Vila Rezende, representantes do júri de fotógrafos e colaboradores da concessionária.

A iniciativa é promovida pela área de Projetos Socioambientais da Águas do Mirante, viabilizada por meio do programa Piracicaba Rede 100%. No período de 05 de abril a 6 de junho, os candidatos enviaram os trabalhos baseados nas temáticas: Saneamento; Preservação do meio ambiente; e Obras de ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário. Nesta edição, o concurso recebeu 200 fotos. Desde o dia 07 de junho, os projetos passaram pela avaliação técnica de um júri de fotógrafos especializados, responsáveis por eleger as opções que além da estética, cumpriram todos os critérios exigidos pelas normas.

Ao final da seleção, foram escolhidos os seguintes ensaios:

Ao final da seleção, foram escolhidos os seguintes ensaios:

Os três trabalhos selecionados foram premiados com duas câmeras digital Nikon, para o primeiro e segundo colocado e um smartphone, ao terceiro lugar.

De acordo com o fotógrafo Paulo Munhoz, líder do júri, esta edição contou com trabalhos diferenciados, que abordaram o tema sob várias perspectivas. “A fotografia tem um papel transformador da sociedade, pois ela ajuda a tornar tangível uma opinião acerca de um assunto, que por muitas vezes podem passar desapercebidos, possibilitando assim um meio de debates diferenciados. Nesta edição, o que mais chamou a atenção, foram a diversidade de estilos dos projetos que variaram desde ao abstrato até o tradicional”, destaca Munhoz.

“Mais do que proporcionar a discussão saudável sobre o panorama ambiental do município, planejamos a ação com o intuito de apresentar novas formas de interação entre a arte e os recursos naturais. Além disso, destaco que assim como na edição anterior, fomos surpreendidos pela qualidade e a criatividade dos ensaios produzidos pelos participantes do concurso. Para nós o resultado obtido, é fruto de um trabalho transparente e da confiança conquistada junto às ações realizadas com as lideranças comunitárias e as instituições de ensino, por isso, não posso deixar de agradecer a todos que se dedicaram ao projeto, ressalta Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Projetos Socioambientais da Águas do Mirante.

 

Legendas /Créditos

  • 1º Lugar – Foto: Reciclando |Autor: Luisa de Melo Cegatte

2º Lugar – Foto: O rastro do desenvolvimento e a força da Natureza | Autor: Nayara Franceto

3º Lugar – Foto: A gaveta que não se encaixa| Autor: Victória Augusta Barbosa Itepan

 

Deixe um comentário abaixo