Alunos da EMEB “Guido Dante” visitaram Ecoponto de São Pedro

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Nesta terça-feira, (9), alunos do 5º ano da EMEB “Guido Dante”, no bairro Jorge Chalitta Nouhra, visitaram o Ecoponto instalado pela Prefeitura, no bairro São Dimas.

O objetivo foi mostrar na prática algumas das ações estudadas em sala de aula como parte do projeto Meio Ambiente, desenvolvido em todas as unidades da rede municipal de ensino como parte do Plano de Educação Ambiental.

Acompanhados da coordenadora Flávia e da professora Rafaela, os alunos ouviram explicações sobre a importância de separar os materiais que são descartados e encaminhar cada grupo para reciclagem específica, como restos de construção civil, plástico, madeira e podas de árvore.

Os estudantes também ouviram informações sobre as ações realizadas para a instalação do Ecoponto, como o cadastro de todos os caminhões que levam material para serem descartados no local, uso de equipamentos de segurança pelos funcionários do local, fechamento da área com cancela, criação de espaços específicos para receber materiais como metal, madeira, plástico, restos de construção civil e outros.

Alunos da EMEB “Guido Dante” visitaram Ecoponto de São Pedro

Alunos da EMEB “Guido Dante” visitaram Ecoponto de São Pedro – Foto: Divulgação

O descarte de até 1 metro cúbico, volume equivalente a aproximadamente 25% do volume de uma caçamba ou a uma caixa d’água de 1.000 litros, pode ser feito sem custos pelos munícipes. Volumes maiores precisam ser descartados em uma caçamba, contratada pelos responsáveis pela obra.

Nilson Marchezi, que acompanha toda a implantação do projeto de Educação Ambiental e fez a visita monitorada dos alunos, pediu aos estudantes que comentassem em casa tudo o que ouviram para que a informação chegue a um número maior de pessoas.

“Assim vocês ajudam a cuidar do futuro de todos nós”, recomendou.

O descarte no Ecoponto pode ser feito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 8h às 12h. O lixo da indústria, como restos de uma fábrica de tecido, por exemplo, não podem ser descartados no Ecoponto. A responsabilidade pelo transporte e destinação correta do resíduo industrial é de quem produz.

A professora e a coordenadora informaram que outras turmas também farão a visita ao local.

Deixe um comentário abaixo