Alunos da rede municipal celebram dia da Agricultura Natural

Publicado em Por Hosana Cortenove

Com a mão na massa, ou, melhor na terra, na sexta-feira da semana passada, dia 05, os alunos das escolas municipais “Dr. Ulysses Guimarães” e Escola de Tempo Integral (EMTI) comemoraram o Dia da Agricultura Natural, em Ipeúna;

A data foi celebrada, pelo segundo ano no município, com a realização de uma Oficina de Horta Caseira promovida pela Korin Agropecuária e Fundação Mokiti Okada, no Centro Comunitário “Armando Zamboni”.

A iniciativa teve por objetivo ensinar às crianças a importância de preservar a natureza, difundindo os princípios e valores da agricultura natural. Divididos em três turmas, duas pela manhã e uma à tarde, os alunos acompanhados dos professores e monitores das escolas, foram orientados por funcionários da Korin sobre os passos fundamentais para o plantio de flores e também mudas de alface e, os cuidados necessários após o plantio.

“Eu aprendi muitas coisas hoje, agora já sei plantar e também cuidar de uma plantinha e que comer aquilo que nós plantamos faz bem pra saúde. Gostei muito de ter vindo aqui”, falou Piettra, sete anos, aluna da EMTI. No encerramento da atividade, a empresa ofereceu um lanche às crianças.

De acordo com Daniel Gibrail Tannus, representante da Korin e da Fundação Mokiti Okada, a estratégia é conscientizar a base da comunidade. “Para uma mudança eficiente de cultura e a formação de adultos conscientes da importância de uma alimentação saudável e da preservação do meio ambiente é necessário investirmos nas crianças”, ressalta Tannus.

Alunos da rede municipal celebram dia da Agricultura Natural

Alunos da rede municipal celebram dia da Agricultura Natural – Foto: Diuvlgação

A Korin é uma referência nacional da agricultura natural. Conhecida por seus frangos e ovos orgânicos, a Korin é hoje uma das principais empresas do município. A unidade industrial da Korin em Ipeúna iniciou suas atividades com a produção de aves de corte com métodos alternativos à avicultura convencional. O sucesso do negócio vem permitindo que a empresa atue em outros segmentos, como é o caso da produção de ovos de galinhas criadas sem uso de antibióticos, que segue os mesmos métodos de nutrição e bem-estar animal das aves, além de frutas, legumes e hortaliças, tudo baseado na filosofia e no método de Agricultura Natural de Mokiti Okada, privilegiando o perfeito equilíbrio entre preservação e uso dos recursos naturais.

A inovação é a carne bovina sendo lançada no mercado nacional.

Há pouco tempo, a Korin recebeu certificação para colocar seus produtos em Hong Kong, alcançando o mercado asiático.

Em dezembro de 2016, por meio da Lei nº 1.228, Ipeúna foi declarada Capital da Agricultura Nacional.

A legislação prevê a parceria entre o poder público e a iniciativa privada para a difusão, cultivo e incentivo da agricultura natural no município.

Deixe um comentário abaixo