Alunos da rede Municipal de Educação recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado em Por Hosana Cortenove

Alunos da rede municipal de ensino de São Pedro que participaram da 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica estão recebendo medalhas e certificados de participação em solenidades realizadas nas escolas.

Ao todo, ganharam 155 medalhas – 18 de ouro, 40 de prata e 97 de bronze, sendo que nesta segunda-feira, dia 05, a entrega ocorreu na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) “Benedito Modesto de Paula”, quando 36 alunos receberam medalhas – 7 de prata e 29 de bronze.

A secretária municipal de Educação Cleia Rivero parabenizou os alunos e professores.

“Esse prêmio é um importante incentivo aos estudantes”, disse, acrescentando “ter certeza que vocês (dirigindo-se aos alunos) serão orgulho de São Pedro”, afirmou.

A supervisora Samanta Bomtorin também acompanhou a cerimônia.

Organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, a OBA é realizada principalmente com recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Participaram da Olimpíada este ano 744.107 alunos de 7.895 escolas de todo o país. Em São Pedro, as provas foram feitas por alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal. Alunos da rede privada também participaram.

O principal objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins,  além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa ao mobilizar em um mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.

Os estudantes responderam a sete perguntas sobre Astronomia e três de Astronáutica em uma prova realizada na própria escola no dia 13 de maio.  Os questionamentos foram divididos em níveis. Do nível 1 participaram alunos do 1º ao 3º ano; do nível 2, do 4º e 5º ano, do 3 do 6º ao 9º ano e do 4, todos os alunos do ensino médio. As medalhas são distribuídas de acordo com a nota obtida pelos alunos, que também recebem certificado de participação. Todos os alunos participantes, assim como os professores, recebem o certificado.

Os sete alunos que ganharam medalha de prata na Emeb Benedito Modesto de Paula ficaram surpresos com o resultado. Ana Luiza Toledo Montanari, do 4º ano e Julia Vieira, Amanda Trindade Castorini, Calib Siqueira Cury, Clara Ramos Cardoso, Sabrina dos Santos e Willians Ambrosio da Silva , todos do 9º ano, ficaram sabendo do resultado na premiação.

“Não esperava”, disse Calib, que tem a Matemática como matéria preferida.

 

Deixe um comentário abaixo