Alunos visitam à Bienal de Naifs no Sesc Piracicaba

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Como parte do Projeto Diversidade realizado na Escola Estadual “Aroldo Donizetti Leite”, conhecida como escola da jaqueira, 41 alunos visitaram a Bienal Naifs do Brasil 2016, no Sesc Piracicaba.

A visita aconteceu na quarta-feira, dia 16 sendo uma ação desenvolvida pela área de Ciências Humanas, contando com a participação dos professores Marcos Di Aquino, Elias Mariano e Evandro Daniel.

O Projeto Diversidade na Escola tem como objetivo refletir e conscientizar os alunos sobre a importância do respeito à diversidade cultural, sobre a presença do preconceito racial na sociedade e a busca por seu combate e superação.

Esse ano a exposição tem como tema “Todo mundo é, exceto quem não é” e trata da diversidade cultural, com destaque para a cultura africana, contando com 185 obras, de 111 artistas, provenientes de 24 Estados brasileiros, além de duas telas de Alfredo Volpi.

Os alunos fizeram uma visita monitorada e ficaram impressionados com a diversidade e riqueza de cores das obras.

“Foi muito interessante o auto-retrato do artista baiano Jayme Fygura, que é negro e se desenhou com uma coroa mas deixando seu rosto coberto, podendo representar qualquer um de nós.” relatou o aluno Paulo Henrique Nunes de Jesus, que é afro-descendente e disse ter gostado da variedade das obras e das histórias dos artistas, contadas pela monitora Aline.

Uma das instalações consistia em uma faixa com os dizeres: “Onde estão os negros?” fixada no complexo de piscinas, com o intuito de gerar uma profunda reflexão sobre as diversas situações de discriminação e exclusão do negro em nossa sociedade.

Deixe um comentário abaixo