Associação Ilumina realiza “Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer” em Piracicaba

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Associação Ilumina realiza “Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer em Piracicaba

Associação Ilumina realiza “Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer em Piracicaba – Foto: Divulgação

Durante os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Associação Ilumina, entidade sem fins lucrativos, promoverá a 10ª edição da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Nesse ano o evento promoverá a realização de 170 mamografias, para diagnóstico precoce do câncer de mama, 100 exames de sangue oculto nas fezes para prevenção do câncer de intestino, 100 exames de Raio X para prevenção e diagnóstico precoce de câncer no pulmão, 120 exames de PSA, e agendamento de consulta com o urologista, ambos para detecção do câncer de próstata. Mais do que isso, será disponibilizada estrutura para a realização de 200 consultas odontológicas com o objetivo de encontrar sinais do câncer de boca.
A ação acontecerá na Estação Paulista, em Piracicaba, e contará com uma carreta cedida pelo Hospital do Câncer de Barretos para o diagnóstico do câncer de mama, parceria com Laboratório da Prefeitura para coleta do exame de sangue e o furgão da UNIODONTO para as consultas de boca. Para facilitar o acesso da população, ainda será disponibilizado um ônibus que fará o transporte gratuito dos pacientes entre o Terminal Central de Piracicaba e a Estação Paulista.
“Comemoraremos uma trajetória de dez anos dessa campanha com mais de 500 atendimentos, entre exames e consultas, além de atingirmos um número ainda maior de pessoas com palestras e orientações. Nossa meta é propiciar ferramentas para diagnóstico e tratamento precoces do câncer, trazendo mais esperança e força para os pacientes que lutam contra a doença”, conta a médica Adriana Brasil, fundadora da Associação Ilumina.
Os pacientes diagnosticados durante a Campanha serão acompanhados pela equipe da Associação Ilumina nas atividades do dia-a-dia, cujos parceiros permanentes são: Unimed, Sicoob, Prefeitura de Piracicaba, Hospital de Câncer de Barretos, Aquarela, Fractal e Lions.
Pré-requisitos:
Conforme indicação médica, os exames de PSA serão feitos apenas em homens a partir dos 50 anos, ou naqueles com mais de 40 que apresentam histórico familiar da doença. As mamografias, por sua vez, têm como foco mulheres de 40 a 69 anos de idade. Para a consulta odontológica homens ou mulheres tabagistas, alcoolista, com exposição frequente ao sol e/ou lesão na boca a mais de 15 dias que não cicatriza. Já os exames de Raio X de tórax serão realizados em homens e/ou mulheres tabagistas e os exames de pesquisa de sangue oculto nas fezes em homens e/ou mulheres maiores de 50 anos de idade.
Agendamento:
O cadastro para os exames serão realizados entre os dias 25 de setembro e 20 de outubro, das 8h as 12 e das 13 às 16 horas, na sede da Associação Ilumina, localizada na Avenida Independência, nº 171. Para isso é necessário que o paciente compareça com cópia de 2 vias do RG, CPF, comprovante de residência e carteirinha do SUS.
O agendamento das mamografias será feito em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, com mulheres sintomáticas que aguardam o exame e, mulheres assintomáticas seguindo os pré-requisitos. Além dos exames e consultas, a Associação Ilumina ainda organizará palestras informativas e orientação sobre o diagnóstico precoce do câncer.
Sobre a Associação Ilumina:
A Associação Ilumina é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 2008 por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção e minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer. Com foco em atender especialmente a população de baixa renda, busca abreviar o tempo de espera entre o aparecimento dos principais sintomas e o inicio do tratamento, de forma que o paciente tenha o melhor resultado e qualidade de vida. Atualmente a Ilumina atua na macrorregião de Piracicaba, atendendo 26 municípios.

Serviço:
10ª Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico do Câncer
Quando: 31 de outubro e 1º de novembro
Horário: 8h às 17h no dia 31/10 e das 8h às 12h no dia 01/11
Local: Avenida Doutor Paulo de Morais, 1423 – Estação Paulista
O que: realização de exames e consultas para o diagnóstico precoce do câncer de mama, próstata e boca.

Deixe um comentário abaixo