Autoridades prestigiam lançamento do Sábado Sem Câncer

Publicado em Por Diagramador

Atendimento gratuito ao público acontece neste sábado, das 8h as 16h, no Cecan

 

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de entidades de classe e de empresas participaram hoje, de um café da manhã no salão de convenções da Santa Casa de Piracicaba para prestar apoio ao Programa Sábado sem Câncer, retomado pelo Cecan (Centro do Câncer) e que há duas décadas promove ações de prevenção ao câncer, sendo o tema desta campanha: o câncer de fígado. O Sábado sem Câncer acontece neste sábado, dia 22, no Cecan – prédio anexo a Santa Casa – das 8h as 16h e  disponibilizará 500 exames gratuitos à população para detectar a hepatite e o câncer de fígado.

De acordo com o oncologista e coordenador da campanha, Fernando Medina, as ações do Sábado sem Câncer têm trazido mudanças positivas nas atitudes da população piracicabana. “Há duas décadas os pacientes que nos procuravam já estavam com o câncer no estágio três ou quatro, e poucos tinham a chance da cura. Com as campanhas frequentes e com a melhor conscientização da população, hoje quem nos procura está no primeiro ou segundo estágios, o que aumenta em até 80% as chances de cura”, salientou. Ele lembra que esta edição do sábado Sem Câncer, terá como foco o câncer de fígado, doença intimamente relacionada à hepatite.

Segundo o infectologista, Hamilton Bonilha, do IVIP (Instituto de Vacinação e Infectologia de Piracicaba) – parceiro da campanha- , 2,1 milhões de pessoas são portadoras de hepatite C no mundo, 4 mil delas em Piracicaba. Ele citou o novo protocolo de tratamento da doença feito pelo Ministério da Saúde, em que os pacientes da rede pública com hepatite C contarão com tratamento mais moderno e que, segundo o MS, cura 90% dos casos, enquanto os medicamentos usados atualmente chegam no máximo a 47%. “Isso é sem dúvida um importante avanço para controle da hepatite e do câncer de fígado”, disse.

O provedor da Santa Casa Adilson Zampieri disse que há duas décadas as edições do Sábado Sem Câncer são sucesso de público participante devido ao apoio concedido pelo poder público, instituições de ensino, entidades de classe e órgãos representativos. “Mesmo diante da atual crise não podemos parar, ao contrário, precisamos trabalhar ainda mais, pois as necessidades do pacientes não mudam”, disse.

O prefeito Gabriel Ferrato participou do evento e ressaltou a importância da Santa Casa no sistema de saúde pública para a população. “Mantemos uma estreita parceria com os hospitais da cidade que atendem SUS (Sistema Único de Saúde), o que propicia uma estrutura diferenciada no atendimento à saúde.

O presidente da Câmara de Vereadores Matheus Erler, disse que o Legislativo apoia eventos que cuidam da vida e o Sábado sem Câncer é um deles.

O diretor do Fórum de Piracicaba Wander Pereira Rossetti Júnior, ressaltou que o Judiciário sempre foi parceiro da Santa Casa, pois conhece a dedicação e o trabalho diuturno da instituição.

O deputado estadual Roberto Morais também parabenizou o programa Sábado Sem Câncer, e reforçou seu empenho no sentido de conquistar novas verbas para saúde.

Deixe um comentário abaixo