Brotas recebe Prêmio Estadual por qualidades nos sistemas SIM e SINASC

Publicado em Por Hosana Cortenove

Na quinta-feira da semana passada, a cidade de Brotas recebeu o certificado de qualidade do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC), denominado “Premiação Estadual SIM e SINASC”.

A “Premiação Estadual SIM e SINASC” é concedida aos municípios que apresentaram os bancos de dados do SIM e SINASC com o padrão de qualidade definido de acordo com os critérios estabelecidos pelo Estado de São Paulo. A solenidade foi realizado no auditório da Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo.

A secretária de Saúde de Brotas, Patrícia Ruschel, destaca a importância dos sistemas.

“O SIM/SINASC é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. O documento básico que alimenta o – SINASC é a Declaração de Nascido Vivo (DN) e o documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito (DO)”, explicou a secretária municipal de Saúde, Patrícia Ruschel.

Deixe um comentário abaixo