Café da manhã e palestra abriu a Semana da Melhor Idade em Ipeúna

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

 

 

 

Dezenas de idosos participaram na quinta-feira (27), da abertura da 7ª Semana da Melhor Idade de Ipeúna, que aconteceu no Centro Comunitário “Armando Zamboni” (CECI). De acordo com o secretário de Saúde, Jordano Zanoni, o objetivo do evento é a valorização das pessoas com idade a partir de 60 anos. “A novidade neste ano ficou por conta da parceria entre a ESF e o CRAS na realização de ações para o fortalecimento social e promoção de momentos de lazer e integração para esta faixa etária tão presente no cotidiano do município”, destacou na abertura do evento. Também estiveram presentes à cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores Alécio Pazetto, a gestora do CRAS, Giseli Spigolon e as agentes de saúde da ESF.

Vestidos com camisetas alusivas ao evento, doadas pela Unimed Rio Claro, os idosos foram recepcionados por profissionais da ESF e desfrutaram de um delicioso e caprichado café da manhã. Após o café da manhã, o fonoaudiólogo Carlos Alberto Burghi, da ESF, ministrou a palestra “A Audição e o Equilíbrio na Terceira Idade”, durante a qual falou sobre as principais alterações do ouvido na terceira idade e a relação com a tontura, um sintoma muito comum, na população idosa e quais as causas mais observadas.

Para a segunda-feira (31), está prevista a realização de uma Tarde de Convivência, organizada pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com roda de conversa e dinâmicas, das 13h30 às 15h30. Na terça-feira (1º), às 13h30, no plenário da Câmara de Vereadores, o médico José Luiz Riani Costa, do Departamento de Educação Física, da Unesp de Rio Claro, ministrará a palestra “O que vamos fazer depois do trabalho”, também título de livro de sua autoria.

Na quinta-feira, a programação contemplará a realização de atividades física, seguida de café da manhã, a partir das 8h. Para a sexta-feira (3) está programado o Baile Country, no Centro Comunitário “Armando Zamboni”, das 15h às 19h. No sábado (05), encerrando as comemorações, está previsto um passeio para a cidade mineira de Poços de Caldas, as inscrições para o passeio podem ser feitas até a segunda-feira, 31, na ESF.

A Semana do Idoso foi instituída em Ipeúna, em 27 de novembro de 2009, por meio da Lei nº 852/09, com o objetivo de estimular as atividades físicas e mentais na população alvo. Segundo o vereador Alécio Pazetto, autor do projeto de Lei, a população idosa representa relevante fonte de experiências, devendo, portanto, ser valorizada por meio de iniciativas que promovam a qualidade de vida e bem-estar.

 

Deixe um comentário abaixo