Café Musical Especial terá música e exposição de fotografias

Publicado em Por Diagramador

Em comemoração à 13ª Semana Nacional de Museus, a Coordenadoria de Cultura de São Pedro prepara um Café Musical Especial, no dia 23 de maio, às 16h, no Museu Gustavo Teixeira, com apresentação de músicos, poesia e grupos vocais no evento batizado de O Cantar do Itaqueri da Serra: a natureza que embala sonhos, e a abertura da exposição de fotos A Chuva, de Raul Rozados.

Sob a regência de Ana Froizer, os grupos Sol das 5, composto por vozes femininas, e Coruscante, por vozes mistas, vão apresentar as músicas Espanhola, de Flávio Venturini; Menina, de Paulinho Nogueira; Apenas Cante, de Naiá Lusvarghi; Leãozinho, de Caetano Veloso; Ciranda em Cânone, de Gabriel Levy; Falando de Amor, de Tom Jobim; Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; O Barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli; Alguém Cantando, de Caetano Veloso e A Paz, de Gilberto Gil e João Donato.

O grupo Coral Vozes do Itaqueri, que reúne pessoas com o objetivo comum de mostrar o quão importante é a música para o ser humano também vai se apresentar. “O amor à música na sua forma mais simples e singela, o bem que ela pode fazer ao ser humano e a vontade de “compartilhar e dividir” é o norte deste passeio musical preparado para este café musical especial”, define a coordenadora de Cultura Sandra Golinelli. Também vão se apresentar os cantores Rosa Migatta e Fernando Shirae, Rubens Teixeira, que declamará poesias e Gabriel Polegate, na viola.

“A CHUVA” – A exposição de fotografias que será aberta no dia 23 faz parte de um processo de investigação artística que teve início no ano de 2007 e se estendeu até o começo de 2014. Das centenas de imagens capturadas nesse período são apresentadas 17 fotografias ampliadas no tamanho 60cm x 40cm, sendo 14 em preto e branco e 3 coloridas. A chuva, como fenômeno esporádico que pode ocorrer com maior ou menor intensidade e frequência, também produz profundas alterações na vida cotidiana. Sob a chuva a luz é diferente, a temperatura pode sofrer bruscas alterações, as superfícies adquirem outras propriedades, o ritmo do dia já não é o mesmo e as pessoas, mesmo que não queiram, têm de se adaptar a um novo momento. O projeto propõe uma visão subjetiva e possibilidades de fragmentação de um instante, através do registro mecânico, do abrir e fechar do obturador, do aproximar e distanciar. Enfim, um registro possível através do equipamento fotográfico, sem perder de vista a fragilidade do humano diante do inusitado.

Toda a programação é gratuita e aberta a todos os interessados.

SEMANA NACIONAL – Esta programação especial integra a Semana Nacional de Museus, temporada cultural que acontece em todo o país todos os anos em comemoração ao Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 de maio. A ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus.

SERVIÇO – Café Musical Especial, dia 23 de maio, às 16h, no Museu Gustavo Teixeira. Apresentação dos grupos vocais Vozes do Itaqueri, Sol das 5 e Coruscante, dos cantores Rosa Migatta e Fernando Shirae, declamação de poesias por Rubens Teixeira, apresentação de viola com Gabriel Polegate e abertura da exposição de fotos “A Chuva”, de Raul Rozados. Entrada gratuita.

Deixe um comentário abaixo