Câmara aprova titulo de Cidadão São-pedrense para o professor aposentado Rinaldo Marchese

Publicado em Por Hosana Cortenove

Os vereadores da Câmara Municipal de São Pedro, aprovaram por unanimidade o projeto de Decreto Legislativo 04/2016, de autoria do vereador José Mario de Barros (PDT), que “Concede o Título de “Cidadão São-Pedrense” ao Sr. Paulo Rinaldo Marchese”.

Paulo Rinaldo Marchese foi professor e diretor de escola na cidade. O homenageado nasceu aos 18 de abril de 1929, na cidade de Ipeúna – SP, filho de Januário Marchese e Emma Reginato Marchese.

Foi casado com Romilda Fracetto, com quem teve 4 filhos: Paulo César, atual presidente da ADRS (Associação Desportiva e Recreativa São-pedrense); Roseli, Rinaldo e Luís Fernando.

Formou-se na Escola Sud Menucci em Piracicaba – SP, em 1952, como Professor Primário.

No ano de 1962, fez o curso de Administração Escolar. Em 1964 passou no concurso de Diretor Escolar, exercendo o cargo a partir de 1965.

Em 1970 fez faculdade de Pedagogia em Mogi das Cruzes. Em 1973 mudou-se para a cidade de São Pedro, assumindo o cargo de Diretor da Escola E.E. Ademar Vieira Pisco, em Santa Maria da Serra. A partir de 1978 foi Diretor de diversas instituições escolares em São Pedro, entre elas: Escola Estadual José Abílio de Paula por duas vezes, Escola Estadual Professor Benedito Modesto de Paula; Professor, Orientador Educacional e Diretor da Escola São Vicente de Paulo, trazendo para este estabelecimento os cursos: Supletivo e de 1° e 2° graus e o curso de Auxiliar de Enfermagem.

Quando Diretor, além de implementar os cursos mencionados acima, doou um terreno para a escola para ser rifado e ajudar a sanar as dívidas desta instituição, ajudando assim, a manter a escola funcionando e a formar boa parte dos cidadãos da cidade.

Preocupado em oferecer lazer e diversidade de atividades às pessoas da Terceira Idade, fundou na década de 80 o “Nosso Clube”, uma associação hoje extinta, após anos de atividade.

Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de São Pedro por dois mandatos e participou ativamente das diretrizes educacionais da cidade.

Após 45 anos de carreira no Magistério, aposentou-se em São Pedro, cidade que adotou como sendo sua e onde vive com seus filhos até os dias atuais.

“Altruísta e altamente perspicaz, sempre administrou as Escolas onde atuou com determinação e firmeza, ganhando a estima de seus alunos, professores e funcionários”, destacou Mário de Barros na justificativa.

Deixe um comentário abaixo