Campanha de Doação de Sangue poderá ajudar na recuperação de até 272 pacientes da região

Publicado em Por Adelle Gebara

A 2ª Campanha Regional de Doação de Sangue, promovida pelo Senac Águas de São Pedro em parceria com as Secretárias de Saúde das Estancias de Águas de São Pedro e São Pedro que aconteceu no último sábado dia 23, conseguiu coletar 68 bolsas de sangue. A quantia poderá ajudar na recuperação de até 272 pacientes da região. Ao todo, foram realizados 108 cadastros de interessados em serem doadores.

Para a diretora do campus, Cícera Carla Bezerra da Silva, a campanha promovida pelos alunos, comunidade e colaboradores, dentro da Semana da Cidadania, teve como principal objetivo integrar esses três atores em prol da solidariedade. “A iniciativa surgiu a partir da vontade dos alunos na busca de uma proximidade com a comunidade. Em parceria com as Prefeituras de Águas de São Pedro e São Pedro, por meio das Secretarias de Saúde, foi possível promover a segunda edição”. A diretora ainda destacou a colaboração do Hemonúcleo de Piracicaba. “Eles foram essenciais para que pudéssemos realizar a atividade no campus”. A entidade disponibilizou seus profissionais e materiais para a coleta de sangue. De acordo com Cícera, a iniciativa integra a proposta educacional do Senac. “Acreditamos que esse tipo de ação estimula a ética e a cidadania entre nossos alunos.”

“Campanha de Doação de Sangue poderá ajudar na recuperação de até 272 pacientes da região” – Foto: Divulgação

Águas de São Pedro colaborou com quatro enfermeiros, macas, suportes para soro e biombos, além de oferecer transporte à população. O secretário da pasta, João Victor Barboza, avaliou positivamente a ação. “Ficamos muito satisfeitos com o retorno que tivemos dos moradores de nossa estância. Doar sangue é um ato que salva vidas, e percebemos que muitos estão conscientes disso”. A cidade de São Pedro também colaborou disponibilizando um médico para a coleta.

Segundo a assistente social do Hemonúcleo, Kelly Cristina Borges, existe uma agenda anual de coletas em parcerias com secretarias municipais e instituições. “As campanhas externas são trabalhos que realizamos com frequência. Além de contribuir com a manutenção do nosso estoque, também permitem a contribuição de mais pessoas, pois acontecem aos sábados e em diferentes cidades e locais”, relatou.

O Hemonúcleo de Piracicaba distribui componentes sanguíneos para 14 hospitais. “Muitas pessoas que precisam de transfusão são beneficiadas em toda região, portanto, é justo que àqueles de outras cidades que desejam doar, tenham mais facilidade por meio das campanhas”. Conforme explicou Kelly, uma bolsa de sangue pode ter seus componentes separados e ser dividida em até quatro. “Uma doação pode ajudar vários pacientes. Vale lembrar que não existe nenhum substituto para o sangue, por isso dependemos da boa vontade e dos esforços de toda a sociedade. Quanto mais falarmos e divulgarmos o assunto, melhor”.

Para doar, é necessário atender alguns critérios. De acordo com Kelly, eles garantem que o sangue será seguro à saúde de quem o receberá.

Hemonúcleo – O Hemonúcleo de Piracicaba funciona nas dependências da Santa Casa (Avenida Independência, 953 – Bairro Alto) e atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30. O telefone de contato é o (19) 3422-2019.

Deixe um comentário abaixo