Santa Maria da Serra recebeu o espetáculo “O Broto”

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Santa Maria da Serra recebeu o espetáculo “O Broto”

Santa Maria da Serra recebeu o espetáculo “O Broto” – Foto: Divulgação

Aconteceu ontem, dia 04, em Santa Maria da Serra a apresentação do espetáculo “O Broto”.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes “Juliana Voltarelli Vicente” à noite e foi viabilizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do PROAC – Programa de Ação Cultural, edital de apoio à circulação de espetáculos teatrais.

O Grupo Di Atus, fundado em 2006 na cidade de Santa Bárbara d’Oeste/SP, dedicado a pesquisa do teatro simples e narrativo, inicia o projeto “O Broto – Em nosso pequeno interior”, realizando apresentações do espetáculo “O Broto” em 12 cidades do estado de São Paulo.

Este é um espetáculo que tem a relação humana como principal fonte, baseado na obra “O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos. É a história de um menino chamado José, mas que poderia ter um nome qualquer. Conta a história de todos os brotos que precisarão sempre de um solo fértil para sua frutificação. O trabalho percorreu inúmeros festivais de teatro pelo país, além de ser vencedor do Mapa Cultural Paulista 2013/2014, tendo alcançado sucesso de público e crítica.

Esta circulação é um projeto que visa adentrar “pequenos” municípios, com seus vilarejos e comunidades, e cidades não tão pequenas, mas com um quadro social agravado no que diz respeito a violência física e moral. Com o objetivo de fomentar cultura de qualidade artística e social.

Para o Grupo Di Atus, o teatro é um meio de transformar realidades e instigar a reflexão, trabalhando assim na construção de um mundo mais humano.

Numa trajetória de grupo engajado e resistente no ideal de “teatro de grupo”, aprofundados na pesquisa de “o teatro simples”, preconizado por Jersy Grotowisk e empossado de forma singular pelo diretor Otávio Delaneza em suas concepções, O Grupo Di Atus, com seus espetáculos “O Anel de Magalão, de Luis Alberto de Abreu, “Fando e Lis”, de Fernando Arrabal e “O Broto”, de criação coletiva, passou por cidades e eventos como: FESTIVALE, Virada Cultural Paulista, Festivais de Teatro de Paranavaí, Campo Mourão e Ponta Grossa – PR, Avaré, Tupã, Paraguaçu Paulista, Limeira, Mogi Mirim, Vinhedo e Mogi Guaçu – SP, Festival Proscênio, Abril pra Cena, Mostra Nacional Sérgio Nunes, Mostra NaLona, FETACAM, FENATA, Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker e FESTAR, entre muitos outros, além de integrar a programação de diversos SESIS e CEU das Artes. O Grupo foi vencedor do Mapa Cultural Paulista 2013/2014, e também contemplado pelo edital 02/2016 do Governo do Estado de São Paulo, de apoio a Circulação de Espetáculos Adultos.

Como idealizador e realizador da Mostra Cena Bárbara e diversas outras atividades culturais, vem transformando a realidade de seu município sede e região.

“Para nós, da Prefeitura, é um orgulho e uma alegria podermos oferecer mais uma apresentação de teatro, que visa permitir o acesso de toda a população ao entretenimento de qualidade e à Cultura em geral, através do Teatro, da Música e da Dança, onde muitas famílias puderam curtir a apresentação”, disse o prefeito Narciso.

Deixe um comentário abaixo