Centro Universitário Senac promove Semana da Cidadania em Águas de São Pedro

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Centro Universitário Senac promove Semana da Cidadania em Águas de São Pedro

Centro Universitário Senac promove Semana da Cidadania em Águas de São Pedro – Foto: Divulgação

Sustentabilidade, saúde e solidariedade são alguns dos assuntos que precisam ser tratados com prioridade em ambientes nos quais a formação profissional caminha ao lado da formação do indivíduo. Nesse contexto, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro promove a Semana da Cidadania, de 18 de setembro a 7 de outubro.

Durante o evento, o público poderá participar de atividades interativas, como oficinas, além de apresentações de dança e música, exposições e rodas de conversa. Também serão realizadas ações voltadas à saúde em parceria com as prefeituras de Águas de São Pedro e de São Pedro.

“Além de manter sua relação com a comunidade, a iniciativa fomenta a ética e a cidadania, valores vivenciados pelos alunos e professores no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Universitário Senac”, destaca Cícera Carla Bezerra da Silva, diretora do campus Águas de São Pedro.

Um dos destaques da programação será a mostra Todos Podem ser Frida, idealizada pela fotógrafa Camila Fontenele Miranda, que estabelece conexões entre arte, identidade de gênero e comportamento social em referência às experiências da vida da artista mexicana Frida Kahlo. A exposição conta com 24 fotografias e ainda terá a interatividade do público, que poderá reproduzir Frida com adereços e maquiagens disponíveis no dia da abertura da exposição que acontecerá no espaço de convivência do campus, no dia 18 de setembro, das 10 às 12h30.

Outra novidade deste ano será a Feira do Produtor Rural. Alunos do curso Tecnologia em Hotelaria, em parceria com comerciantes de São Pedro, promoverão um bate-papo sobre a importância da valorização de produtos locais na gastronomia. Na sequência, será realizada a exposição e venda de produtos, além da degustação de pratos elaborados pelos estudantes. A atividade será realizada no dia 18, das 14h30 às 17 horas, no prédio acadêmico.

A Semana da Cidadania também terá uma atenção especial à saúde. No dia 20 de setembro, das 11 às 16h30, funcionários, alunos e a comunidade poderão realizar gratuitamente o teste de Hepatite C. Já no dia 23 de setembro, das 8 às 11 horas, a população poderá participar da 2ª Campanha de Doação de Sangue.

“Doar sangue é um ato que salva vidas, por isso, apoiamos a iniciativa do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro. Para facilitar o acesso da população à campanha, a Secretaria de Saúde disponibilizará um veículo, com saída a cada meia hora do Pronto-Atendimento para o campus. O transporte será feito gratuitamente”, explica João Victor Barboza, secretário de Saúde de Águas de São Pedro.

A Prefeitura de São Pedro também disponibilizará transporte para levar os doadores do município até o campus. Estão programadas duas saídas, às 7h30 e às 9horas, ambas do portão principal da Umis, localizada na rua Odila Vaio, 648, no bairro Recanto das Águas.

“Esta é uma ação conjunta de grande importância. Ajuda a promover a saúde ao garantir acesso daqueles que precisam do sangue doado, fortalece o estoque dos hospitais e ainda estimula a cidadania e responsabilidade social entre os alunos e a população”, afirma Miriam de Souza Silva, secretária municipal de Saúde e Desenvolvimento Social.

A Semana da Cidadania tem como objetivo fortalecer a relação do Senac com a comunidade, por meio de atividades que promovam conhecimento e que provoquem mudanças positivas de comportamento, por um mundo mais consciente e sustentável.

Todas as atividades são gratuitas, no entanto algumas precisam de inscrição. Consulte a programação no Portal www.sp.senac.br/aguasdesaopedro.

Deixe um comentário abaixo