Charqueada melhora no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal em 2011 e ultrapassa São Pedro

Publicado em Por Hosana Cortenove

Em 2011, penúltimo ano da gestão do então prefeito Romeu Verdi (PSDB) a cidade de Charqueada ficou na frente de São Pedro, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgado recentemente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Denominado de Índice Firjan 2014, o índice se refere aos dados apurados em 2011.

A cidade ficou em 2011 na 843ª posição nacional e na 324ª posição no Estado de São Paulo, superando São Pedro, que ficou na 850ª posição nacional e para a 326ª posição no Estado.

Em 2010, por exemplo, a cidade de São Pedro esteve a frente de Charqueada, que estava na posição 956 nacionalmente e 368 no estado de São Paulo.

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Em 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais.

Ainda não foram divulgados os dados de 2012, ultimo ano da gestão de Romeu Verdi, nem dos demais anos seguintes, da gestão do prefeito José Piazza que acredita no crescimento da cidade.

“Estou satisfeito com essas informações, sobretudo porque acredito no crescimento do nosso município, nossa gestão esta focada no desenvolvimento em prol da comunidade, estamos realizando muitas obras, como construção de duas novas creches, nova UBS no Santa Luzia, reformas e ampliações em demais UBSs, só como exemplo. Estamos fazendo investimentos em todos os setores e isso certamente terá um reflexo positivo”, comentou o prefeito.

Deixe um comentário abaixo