Com apresentações gratuitas mostra de Teatro Estudantil começa segunda-feira (31)

Publicado em Por Hosana Cortenove

A 23ª Mostra de Teatro Estudantil começa na próxima segunda-feira (31) e segue até 4 de novembro com 18 apresentações de 14 instituições de ensino. Os espetáculos são gratuitos e ocorrem em diversos pontos da cidade, como Teatro Erotídes de Campos (Teatro do Engenho), Salão Nobre do Colégio Piracicabano e Teatro do Sesi Piracicaba.

Parte do Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba a mostra tem como propósito difundir e promover o gosto teatral entre estudantes e desenvolver a formação de público. Idealizada pelo Colégio Piracicabano, ela passou a ser realizada pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), de forma integrada ao Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, acredita que a Mostra abre espaço para uma aprendizagem cultural. “Ter uma base teatral formada desde cedo auxilia o desenvolvimento das linguagens e da comunicação, independentemente de faixa etária, além de benefícios para integração dos alunos entre eles e perante à comunidade em que vivem. Assim, é um dos deveres do poder público incentivar que o conteúdo pedagógico das escolas e instituições tenha investimentos sólidos neste setor cultural”, completa.

O evento reúne grupos de teatro das escolas estaduais, municipais, particulares de ensino fundamental e médio e entidades. A exemplo do Fentepira, a Mostra Estudantil não é de caráter competitivo e, após as apresentações, os grupos participam de bate-papo com o ator Washington Poppi e a arte-educadora e atriz Vânia Lima. Os debatedores enviarão uma avaliação por escrito aos diretores e orientadores das peças.

Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de cada espetáculo. As cidades do estado de São Paulo participantes desta edição da mostra são Piracicaba, Boituva, Quadra, Santo André e Sarapuí, além de Pinhais (Paraná).

Sobre o Fentepira: De 5 a 12 de novembro, Piracicaba recebe a 11ª edição do Fentepira, criado com a finalidade de popularizar as artes cênicas na cidade, fomentar os grupos teatrais locais, formar plateias e estimular a troca de ideias. A mostra oficial do festival conta com dez espetáculos divididos nas categorias teatro adulto, teatro para crianças e adolescentes e teatro de rua ou para espaços livres.

31 de outubro (segunda-feira) – 14 horas – Teatro Erotídes de Campos (Teatro do Engenho)

Deixe um comentário abaixo