Com mais de 56% dos votos válidos Ronaldo Gasparelo foi eleito prefeito de torrinha

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Pesquisa divulgada na semana passada errou resultados e apresentando gráficos com divergências

 

O resultado das eleições de Torrinha mostrou a vitória expressiva do candidato a prefeito da coligação “Torrinha Merece Mais”, Ronaldo Gasparelo (PV), derrotando o opositor Gil Boteon (PSD) com mais de 12% de diferença.

Contraindo as pesquisas que apontavam pouco mais de 30% dos votos válidos para Ronaldo Gasparelo e 49,5% para Boteon. Nas urnas o resultado foi muito diferente Gasparelo recebeu 56,06% que corresponde a 3.144 votos contra 43,94% para o ex-prefeito Gil, equivalentes a 2.464, ou, seja, uma diferença de 12,12%, ou seja, exatos 680 votos.

Inclusive na semana passada, aconteceu a divulgação de duas pesquisas para as cidades de Torrinha e Brotas por um jornal de circulação regional, causando tumulto na política das duas cidades.

Em Torrinha a capa do jornal e o seu texto traziam os seguintes resultados: 49,5% – Gil Boteon; 30,9% Ronaldo Gasparelo; 14,4% não sabe (indeciso); e 5,2% nenhum.

Ainda segundo o mesmo teor da representação o gráfico e texto internos traziam os dados diferentes: 49,5% – Gil Boteon; 30,9% Ronaldo Gasparelo; 16,5% não sabe (indeciso); e 3,1% nenhum.

Os dois candidatos de Torrinha e Brotas questionaram na Justiça Eleitoral resultado de pesquisa eleitoral e a idoneidade do instituto, que é do interior do Paraná.

A pesquisa foi feita pela empresa Patrício & Silva Ltda – ME, com nome fantasia de “London Pesquisas”, o qual segundo uma das representações teria endereços diferentes e não diversas sedes.

Os resultados foram questionados na ocasião pelo candidato a prefeito de Torrinha, Ronaldo Gasparelo (PV) e pela candidata a prefeita de Brotas, Fernanda Ragassi (PMDB). A pesquisa errou os dois resultados, já que em Brotas apontava João Marcos (PSD) como vencedor com larga margem e Modestinho Salviatto (PTB) em terceiro.

Mesmo antes de transcorrer as eleições outro fato chamou a atenção nas duas cidades uma vez que a pesquisa apontava a vitória para candidatos do mesmo partido (PSD), os quais foram derrotados. Segundo alguns moradores essa divulgação teve como objetivo tentar influenciar nos resultados e induzir a população a votar nesses candidatos do (PSD).

Deixe um comentário abaixo