Conferência Municipal de Educação de São Pedro

Publicado em Por Diagramador

O resultado das discussões realizadas sobre o Plano Municipal de Educação de São Pedro serão apresentados e debatidos na 1ª Conferência Municipal da Educação que acontece no próximo dia 20, quarta-feira, às 19h00, na Escola Abdala Rahal Farhat Neto.

Com participação aberta a todos os interessados, a conferência vai apresentar as 20 metas elaboradas para os próximos 10 anos no município nas áreas de educação infantil, ensino fundamental, educação especial, ensino médio, técnico, profissionalizante e superior, gestão democrática, financiamento e gestão, formação e valorização do Magistério.

A secretária de Educação Cleia Rivero destacou o envolvimento de todos no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação e ressaltou a importância da participação na Conferência.

“Serão apresentados dados muito importantes, com caminhos que podem ser seguidos. É muito importante que todos participem e acompanhem com o objetivo de garantir a qualidade do processo educativo de São Pedro nos próximos anos, como o prefeito Helinho Zanatta vem trabalhando com sua equipe, pensando no planejamento e desenvolvimento do município”, afirmou.

As metas foram estabelecidas por grupos formados por todos os segmentos da educação no município com base no Plano Nacional de Educação. A conferência é uma das últimas etapas de elaboração do Plano Municipal de Educação, que não envolve apenas temas ligados à rede municipal de ensino, mas à educação como um todo no município.

Os debates realizados na Conferência vão embasar o documento que será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal. O Plano, após aprovado pelo Legislativo, terá força de lei e é considerado um importante instrumento de política pública educacional.

Entre as metas apresentadas, destacam-se as metas estruturantes para garantir o direito à educação básica com qualidade, aquelas que tratam da superação das desigualdades e da valorização da diversidade, as que focam a qualidade e ampliação do acesso à educação, as que tratam da efetivação da gestão democrática e as que abordam a ampliação de investimento na área da educação.

Uma das medidas práticas que a implantação dos Planos Municipais de Educação em todo o país pretende garantir é aumento dos investimentos em educação. A porcentagem do investimento público direto em educação, em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) do país, foi de 5,3% em 2012, segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A meta do PNE (Plano Nacional de Educação) é que o país passe a investir o equivalente a 10% do PIB em educação no próximo decênio, ou seja, o dinheiro destinado à educação deverá ser quase o dobro ao fim da vigência do PNE, em 2024. A meta define que o investimento cresça gradualmente: a ampliação deve ser para 7% do PIB até 2019, chegando a 10% no prazo dos cinco anos seguintes.

A EMEB Professor Abdala Rahal Farhat Neto fica na Rua Heitor Mariotti, 355, Jardim Navarro.

Deixe um comentário abaixo