Conselho de Pessoas com Deficiência organiza Comissão de Fiscalização para garantir acessibilidade

Publicado em Por Hosana Cortenove

Desde quarta-feira, dia 06, a Comissão de Fiscalização do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) de Piracicaba, esta fiscalizando a acessibilidade no município de Piracicaba.

O objetivo da ação é buscar as demandas para a acessibilidade, entendida em três dimensões: eliminação de barreiras arquitetônicas, adaptação do transporte coletivo público e comunicação, a fim de articular, junto ao poder público, as soluções necessárias para o melhor atendimento da população com deficiência e sua participação plena em todos os aspectos da vida comunitária.

De acordo com o Comdef, alguns cuidados precisam ser tomados a respeito das intervenções nas vias públicas pois sem a acessibilidade, o acesso à educação, saúde, cultura e esporte fica comprometido. Os cuidados devem ser precisos quanto às guias rebaixadas dos dois lados da rua, rampas de acessibilidade, calçadas transitáveis por cadeiras de rodas e instalação de pisos táteis para os deficientes visuais.

A Comissão formada por três conselheiros do Comdef será responsável por buscar as demandas e repassá-las ao Executivo, visando o cumprimento da legislação e das normas técnicas capazes de possibilitar a inclusão das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, nos diferentes espaços de uso coletivo, além de melhorar a qualidade de vida dessa população, facilitando o acesso à cidade e suas funções sociais.

As denúncias poderão ser feitas na Casa dos Conselhos, na Rua Joaquim André, 895, Centro, (19) 3434-04961 / 3434-7137 ou comdef@piracicaba.sp.gov.br.

 

 

 

Deixe um comentário abaixo