Continua arrastão contra a Dengue em São Pedro

Publicado em Por Diagramador

As equipes percorreram os Bairros Dorothea, Nova Estância E Mariluz 1 neste sábado

A equipe da Vigilância Epidemiológica com o apoio dos atiradores do  Tiro de Guerra de São Pedro, estarão percorrendo neste sábado, dia 18 de abril, os bairros Dorothea, Nova Estância e Mariluz 1. Esse será o quarto arrastão da Operação de Combate à Dengue que já recolheu 11 toneladas de entulho em 8 bairros que podia ser transformado em criadouro do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Matheus Murbach, veterinário da Vigilância em Saúde, destaca a colaboração dos moradores do Horto Florestal e São Tomé, fato que tornou a ação mais produtiva. “Estamos orientando a população para os riscos de manter em seus quintais, alguns materiais que acumulam água, estimulando que  a inspeção seja realizada pelos próprios moradores”, disse, ressaltando também que locais aparentemente “seguros” podem se transformar em criadouros e focos do mosquito. “Um dos locais onde havia larvas era um saco plástico que estava cobrindo material de construção”, contou. Murbach disse ainda que o descarte de entulho em terrenos vazios é motivo de preocupação, já que o material também pode acumular água e ser transformado em “berçário” de larvas do mosquito.

Os agentes de saúde do PSF (Programa Saúde da Família) também reforçaram durante as visitas domiciliares os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito e a incidência da doença.

Avaliações feitas por especialistas em epidemiologia indicam que no Estado de São Paulo, o pico dos casos de dengue deve ocorrer em maio, o que exige ainda mais atenção de todos para eliminar os criadouros.

Para evitar a proliferação da dengue, é preciso adotar algumas medidas consideradas fundamentais, como manter a caixa d’água sempre fechada, encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas sempre com a boca para baixo, remover galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água correr pela calha, guardar pneus em locais cobertos e abrigados da chuva, colocar o lixo em sacos plásticos, manter a lixeira bem fechada e piscinas sempre limpas e cloradas.

 

Deixe um comentário abaixo