Curso realizado pelo “Santa Casa Saúde” reunirá 50 gestantes na Santa Casa de Piracicaba

Publicado em Por Hosana Cortenove

50 mulheres participam desde esta quarta-feira, dia 24, de mais uma edição do curso oferecido gratuitamente a gestantes de Piracicaba e região pelo Santa Casa Saúde, plano de saúde da Santa Casa de Piracicaba.

O curso prossegue até 28 de setembro, com encontros semanais das 18h30 às 20 horas, no salão de convenções do Hospital.

A proposta é direcionar orientações multiprofissionais a casais e familiares por meio de palestras e atividades práticas conduzidas por profissionais das áreas de obstetrícia, neonatologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudióloga e psicologia.

Entre os temas abordados, orientações de cuidados gerais na gravidez, com o recém-nascido e sobre o aleitamento materno. “São dicas úteis e extremamente necessárias no sentido de ajudar os futuros pais a se manterem tranquilos e transmitir segurança ao bebê”, afirma a enfermeira obstetra do Programa Materno-Infantil do Saúde Inteligente, Luciana Lopes Calabresi.

Segundo ela, o curso contempla também o aspecto psicológico da mulher e toda a parte emocional da mãe durante a gestação, no pós-parto  e no puerpério.

“Falamos, inclusive, sobre segurança da criança e prevenção de acidentes como afogamento, engasgo, queda e sufocamento”, pontuou.

Outro ponto importante é a prevenção à prematuridade. “Fazer um pré-natal de maneira adequada, controlar o ganho de peso na gestação e manter uma dieta saudável reduzem o risco de um parto prematuro”, salienta.

A partir do momento em que o bebê começa a se desenvolver, um turbilhão de sentimentos toma conta da mulher. Alegria, medo, insegurança e ansiedade ao mesmo tempo e em alta dosagem. Saber lidar com todas essas transformações no corpo e na mente é uma árdua tarefa para a mãe; desafio incorporado também pelo Santa Casa Saúde, que mantém programas voltados justamente à orientação e promoção da qualidade de vida e bem estar da mãe e do bebê em um dos períodos mais importantes da vida da mulher.

Paralelamente ao pré-natal realizado pelo médico obstetra, o Saúde Inteligente desenvolve neste período acompanhamento com  enfermeira  para orientações específicas sobre a gravidez, tendo como foco os cuidados com o bebê, aleitamento materno e tipos de parto. É uma fase em que entra ação uma completa equipe multiprofissional, garantindo à gestante acompanhamento nas áreas de  nutrição e psicologia, com  atividade física e hidroginástica mediante encaminhamento médico.

Existe inclusive um Grupo de Atenção à Gestante que, durante o período gestacional, organiza e direciona palestras com equipe multiprofissional, incluindo médicos obstetra e pediatra, para  dicas sobre cuidados gerais na gravidez com vistas a uma gestação saudável e de qualidade.

Outra iniciativa é a manutenção de grupo de gestantes com ações preparatórias para o parto normal.

As atividades são coordenadas por fisioterapeuta que direciona exercícios de alongamento e técnicas de respiração e relaxamento para preparação da musculatura pélvica, auxiliando na descida e encaixe do bebê.

Após a alta hospitalar, o Saúde Inteligente mantém ainda visita domiciliar no puerpério.

O objetivo é atender a mãe e o recém-nascido até o 15º dia após o parto por meio de visita domiciliar da enfermeira obstetra para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre as dificuldades que a mãe possa enfrentar no cuidado com o bebê e com o aleitamento materno.

 

Deixe um comentário abaixo