Décima terceira edição da Olimpíada Municipal da Terceira Idade de Piracicaba

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Décima terceira edição da Olimpíada Municipal da Terceira Idade de Piracicaba

Décima terceira edição da Olimpíada Municipal da Terceira Idade de Piracicaba – Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 29, com muita alegria e entusiasmo ocorreu no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, em Piracicaba, a abertura oficial da XIII Olimpíada Municipal da Terceira Idade sendo uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Ação Cultural/Turismo com os grupos de Terceira Idade do município e com apoio da Drogal, Sesc, Clube de Campo, Fran TT, Lar dos Velhinhos e Cristovão Colombo.

Estiveram presentes no evento secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, o vereador André Bandeira, representando o Poder Legislativo, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Inês Machado, a coordenadora da Seleção Piracicabana da Terceira Idade, Marlene de Lima e a professora Eza Severi, da Universidade Internacional da Flórida/EUA e que está realizando um estudo sobre a terceira idade no Brasil.

O objetivo do evento que irá prosseguir até o dia 27 de setembro é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social de pessoas idosas.

A Olimpíada integra também a programação da 9° edição do Cultura e Movimento na Terceira Idade coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Cultural/Turismo que foi aberta oficialmente também nesta terça-feira e conta com uma programação variada, com eventos esportivos, culturais, de saúde e muito mais até o mês de outubro.

Durante a cerimônia que reuniu representantes dos 40 grupos participantes totalizando cerca de duas mil pessoas presente no local, a pira olímpica foi acesa pelo atleta Marcos Masao Takaki atleta da equipe de tênis de mesa da Seleção Piracicabana da Terceira Idade e o juramento do atleta foi proferido por Luzia Aparecida Municelli Bonilha do grupo São Pedro.

O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, ressaltou que a Olimpíada promove ainda a integração dos grupos com a pratica das modalidades e o convívio entre os participantes.

“Além disso, o exercício físico é um grande aliado no combate de várias doenças, como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, bem como a depressão”, destacou.

Farão parte da XIII Olimpíada Municipal da Terceira Idade as seguintes modalidades: atletismo (todas as provas de 2013 e o revezamento 4x100m), basquete, bocha, buraco, caminhada, cacheta, damas, dança de salão, dominó, malha, miss e mister, natação, quimbol, tranca, truco, tênis (mini-tênis), tênis de mesa, voleibol adaptado e xadrez.

Deixe um comentário abaixo