Departamento de Saúde alerta sobre DST e risco de gravidez no Carnaval

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

O Departamento de Saúde e Nutrição de Santa Maria da Serra alerta toda população sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e riscos de gravidez durante o carnaval.

De acordo com Dr. Eduardo Rego, diretor do Departamento de Saúde há um aumento expressivo de gestações e das DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis e/ou ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis – durante e após a folia carnavalesca e por isso, a melhor forma de prevenir é com o uso das camisinhas durante todo e qualquer ato sexual, e não apenas no momento da ejaculação, pois o contato físico também pode transmitir DSTs/ISTs como a Sífilis – que vem relevando sua incidência na população nos últimos anos, colocando em risco não a pessoa como o bebê de eventual gestação decorrente.  A existência atual dos coquetéis para o HIV-Aids levou a um relaxamento das condutas preventivas da população em geral, trazendo de volta a alta das doenças curáveis como Sífilis e Gonorreia, e do HPV entre outras.

Departamento de Saúde alerta sobre DST e risco de gravidez no Carnaval

Departamento de Saúde alerta sobre DST e risco de gravidez no Carnaval – Foto: Divulgação

Apesar de curáveis, podem deixar sequelas irreversíveis na pessoa, no (a) parceiro(a) e nos eventuais frutos humanos destas relações. Desta forma, previna-se – evite não só a Aids mas todas  as DSTs/ISTs colocando a camisinha deste o início do contato íntimo.

O departamento destaca que no Hospital Municipal de Santa Maria da Serra há preservativos a disposição da população.

Além disso, haverá Equipe de Saúde e Ambulância de plantão no local das festividades carnavalescas da cidade.

Deixe um comentário abaixo