Departamento de Saúde de Torrinha realiza Dia de Combate a Hipertensão Arterial

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Ontem, aconteceu no coreto da Praça João Batista Santuci, localizada em frente a Padaria da Cuca, em Torrinha, uma ação de prevenção e combate a Hipertensão Arterial.

A ação organizada pelo Departamento Municipal de Saúde de Torrinha foi realizada no centro da cidade e teve como objetivo chamar a atenção da população uma vez que ontem foi comemorado o do Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial.

Dia de Combate a Hipertensão Arterial

Dia de Combate a Hipertensão Arterial – Foto: Divulgação

As agentes comunitárias de Saúde do PSF/UBS, Cristine e Roseli, atenderam os moradores dos bairros Mundo Novo, Santa Elisa e Nova Torrinha durante a ação onde foram realizadas: aferição de pressão arterial e orientações sobre pressão; atividades físicas e sorteios de brindes.

Precisamos conscientizar nossa população sobre o perigo da Hipertensão Arterial ou Pressão Alta que registrou um significativo aumento na taxa de morte que cresceu 13,2% na última década, segundo dados apresentados durante XXIII Congresso Brasileiro de Hipertensão, organizado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão. O Brasil figura no sexto lugar entre os países com a mais alta taxa de morte por doenças cardíacas, infartos e hipertensão arterial, entre homens e mulheres de 35 a 74 anos. De acordo com a Dra. Frida Plavnik, diretora da SBH, “a preocupação é grande, pois apesar da redução de 30,8% nas taxas de morte por doença cardiovascular de 2001 a 2011, vemos a hipertensão arterial em uma tendência crescente”, comentou a Dra. “Sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho e queremos atuar fortemente nesse sentido, não apenas na questão da Hipertensão Arterial, mas em toda área da saúde”, disse Algemiro Zani diretor do Departamento de Saúde de Torrinha.

Deixe um comentário abaixo