Deputado Chico Sardelli apresenta projeto para transformar Torrinha em “Municipio de Interesse Turístico”

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Torrinha 05/05/2017 – Ontem, o Diário Oficial do Estado de São Paulo, publicou o teor do Projeto de Lei nº 262, apresentado nesta quarta-feira, dia 03, pelo deputado estadual Chico Sardelli (PV), que se aprovado irá transformar Torrinha em “Municipio de Interesse Turístico”, condição essencial para receber recursos de cerca de R$ 650 mil por ano, que deverão ser investidos de modo a cumprir a regulamentação para manter-se como de município de interesse turístico.

De acordo com Sardelli o município de Torrinha tem condições para se transformar em Município de Interesse Turístico e desde janeiro deste ano o prefeito Ronaldo Gasparelo (PV) vem trabalhando neste sentido.

“Torrinha possui demanda turística equivalente às quatro estâncias que se situam em seu entorno (São Pedro, Águas de São Pedro, Barra Bonita e Brotas). Torrinha localiza-se no centro geográfico destas quatro estâncias, sendo eixo rodoviário de ligação entre elas. Possui as mesmas características turísticas destas e integra dois Roteiros Turísticos que interligam a região – RT Coração Paulista e RT Serra do Itaqueri – ambos os roteiros oficiais do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual de Turismo, além de integrar o RT Estadual Caminhos do Tiete”, destacou Sardelli.

“Ou seja, Torrinha já tem reconhecido potencial turístico, mas não usufrui desse benefício como ocorre com as estâncias do entorno que recebem alto volume de recursos para seu desenvolvimento. Torrinha tem sua identidade centrada em dois potenciais muito fortes: Ecoturismo e Turismo Cultural. Mesmo sem ser estância possui um turismo organizado e uma população interessada em seu desenvolvimento, com o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR ativo e participante. Divide com a Estância Turística de Brotas o berço do Rio Jacaré-Pepira tendo em suas terras 72 cachoeiras cadastradas, sendo 33 delas com oferta turística. E seu calendário de eventos culturais atrai mais de 100 mil visitantes anualmente. Possui dois Roteiros Turísticos municipais: Ecoturismo e Turismo de Aventura. E esta oficializando outros dois roteiros: Roteiro das Capelas, com 66 capelas cadastradas entre urbanas e rurais, e o Roteiro Rural, com 12 propriedades cadastradas, em que se ofertam agricultura familiar, culinária local, criação animal, artesanato, patrimônio histórico, cultura religiosa, contos e lendas”, completou o deputado.

Deputado Chico Sardelli apresenta projeto para transformar Torrinha em “Município de Interesse Turístico”

Deputado Chico Sardelli apresenta projeto para transformar Torrinha em “Município de Interesse Turístico”- Foto: Divulgação

Sardelli destacou ainda que “o Turismo de Torrinha gera cerca de 450 empregos na cidade, entre diretos e indiretos, sem considerar a geração de renda dos proprietários e familiares que atuam diretamente na oferta turística, além de contribuir ativamente para o turismo regional uma vez que seus visitantes também visitam as estâncias do entorno, e durante os eventos parte dos turistas se hospedam nas cidades vizinhas”.

“Torrinha tem no Programa Município de Interesse Turístico a oportunidade de alavancar a geração de emprego e renda no setor de turismo, equilibrando dessa forma as reduções das áreas agrária, industrial e comércio, que estão sofrendo com a queda da economia. Os recursos provenientes da classificação de “Município de Interesse turístico – MIT” serão aplicados no desenvolvimento do setor de turismo como fonte geradora de emprego e renda para a população da cidade”, ressaltou.

“Entendemos que Torrinha tem todas as condições de receber a classificação de Município de Interesse Turístico e com isto a oportunidade de ter no turismo um fator de melhoria na qualidade de vida da população”, ressaltou o deputado sobre a apresentação do PL.

Deixe um comentário abaixo