Distrito de Santa Teresinha comemora 192 anos

Publicado em Por Hosana Cortenove

Programação começou nesta quinta e segue até dezembro

 

 

O aniversário do Distrito de Santa Teresinha, em Piracicaba, foi instituído pela Lei nº 2.227, de 31 de março de 1976, inicialmente com o objetivo de comemorar o Dia de Santa Teresinha, padroeira da Matriz do bairro, no dia 1º de outubro.

Os eventos, inicialmente, configuravam-se em quermesses na pequena praça “Ângelo Feltre”, defronte à matriz Santa Teresinha, Corrida Pedestre intitulada “Virgílio Togni”, ainda morador no Distrito, que tem sua história cravada em Piracicaba como Corredor/Maratonista Profissional, Desfile Cavaleiros por ser uma região agrícola de Piracicaba, por tanto, um gosto e cultura local, e Passeio Ciclístico – em parceria com a Escola Catharina Casale Padovani, integrando uma atividade já realizada pela escola.

A partir de 2006, o Vereador José Aparecido Longatto altera a lei já existente e cria a Lei nº 5.743, de 8 de junho de 2006, ampliando as Festividades do Distrito de Santa Teresinha que ganham novos eventos e passam a acontecer durante todo o mês de outubro, aos sábados e domingos, com outros eventos: Shows de música raiz, plantio de árvores, Mostra de Fanfarras – que envolvem escolas do Distrito, atividades para as crianças e famílias como um todo,  sempre atendendo ao anseio da comunidade como um todo, reverenciando o artista local e promovendo: reunião de uma comunidade estimada em mais de 140 mil habitantes, entretenimento, principalmente, ao jovem, maioria participante, e aos diversos grupos socioeconômico-culturais, incentivo à prática de atividades físicas, promovendo saúde, interação e sociabilidade, gerar oportunidade de arrecadação, às entidades de filantropia, através da exploração da praça de alimentação e destacar, especialmente, o artista local.

Toda essa disposição em desenvolver um mês todo de eventos tem a parceria maciça das secretarias Municipais que permitem toda infraestrutura de cada evento além de atividades culturais.

Neste ano, as Festividades do Distrito de Santa Teresinha – que completa 192 Anos de fundação de seu núcleo, serão realizadas no Parque Central de Santa Teresinha, à rua Adelmo Cavaggioni.

Desde 2013, foram incluídas atividades diurnas dirigidas às crianças, com ênfase em esportes, cultura, lazer, educação e saúde. Com isso, a festividade ganhou a integração das crianças e respectivas famílias, com atividades lúdicas e que despertem o censo crítico, a criatividade, o conhecimento e, fundamentalmente, o elo com a história do lugar, construído com o esforço, o trabalho e a história de cada morador, de cada família vinda, em sua maioria, da Itália. História passada de geração em geração.

Surge, para trabalhar em parceria com a Comissão Organizadora, a OECCO – Organização Ecológica Cultural Corumbataí com sede no Distrito de Santa Teresinha, fundada em 30 de maio de 2007.

Na quinta-feira, aconteceram as seguintes atividades: celebração das rosas – às 6h – na Matriz de Santa Teresinha; plantio de árvores no Parque Santa Teresinha e missa solene na Matriz de Santa Teresinha.

Nos dias 10 e 11 acontece a Festa do Padroeiro na Paróquia São Lucas, na Vila Sônia e no domingo, acontecerá a mesma festa, com almoço, a partir das 11 horas.

No dia 16 de outubro às 21 horas acontecerá no Parque Santa Teresinha show de samba com Juca Ferreira; no dia 17 no mesmo parque, acontecerá as 16 horas a Mostra de Fanfarras; e as 20 horas um show sertanejo Roger e Ramon.

Já no dia 18, no Parque Santa Teresinha, acontecerá diversas atividades, como passeio ciclístico, as 9 horas, com sorteio de três bicicletas; Tarde com a Família, com a Banda Máfia do Jazz, Oficina de Palhaços da Cultura e Brinquedos de Lazer e as 20 horas haverá show sertanejo com Gustavo Andriolli e Banda.Em novembro e dezembro as atividades comemorativas seguem.

 

Deixe um comentário abaixo