Du Barreto anuncia que deixará vida político-partidária e não disputará reeleição

Publicado em Por Diagramador

Nesta quinta-feira, o prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto Neto, mais conhecido como Du Barreto, atualmente filiado ao PSL (Partido Social Liberal), convocou a imprensa para anunciar que não participará do processo eleitoral em 2016, nem vai indicar nome de candidato.

O prefeito Du Barreto ressalta que está é uma decisão pessoal e que resolveu não disputar a reeleição na cidade, mesmo tendo essa possibilidade.

“É uma decisão pessoal e de vida, deixar a vida pública para me dedicar à vida familiar. Até o último dia deste mandato estaremos trabalhando com toda força, amor, disciplina e dedicação, mas a partir do dia 1º de janeiro de 2017, estarei deixando a vida político-partidária. Como a Bíblia nos ensina, tudo na vida tem um tempo, um período e cabe a nós dar o passo seguinte. Assim como tomei a decisão de entrar para a política em 1992, vejo hoje que foi feito um trabalho profícuo e realizador e pretendo me dedicar à família e aos negócios”, anunciou o prefeito de Brotas.

O prefeito disse ainda que não tem nenhum candidato escolhido para substituí-lo e não irá indicar ninguém.

“Em junho do ano que vem, se houver algum candidato com o perfil que entendemos adequado à Brotas, pode ser que eu dê nosso modesto apoio, mas não pretendo participar da campanha política. Quero dedicar esse ano e sete meses que falta para concluir o atual mandato para resolver os muitos problemas da cidade”, explicou.

De acordo com ele, o anuncio foi feito agora em respeito aos eleitores e seus correligionários.

“Não quero que as pessoas pensem em mim como candidato no ano que vem. Que usem esse tempo para escolher novas lideranças, que a sociedade aponte e discuta os nomes que lhe interessam”, ressaltou o prefeito brotense.

Ele salientou que o objetivo agora é entregar as obras iniciadas, concluir mudanças estruturais no turismo e em outros dispositivos da cidade e deixar Brotas totalmente equilibrada para o próximo governante da cidade.

Du Barreto disse ainda que não pretende se candidatar a deputado e que estará a disposição da cidade sempre que for consultado.

“Desde que não haja envolvimento político-partidário”, declarou o prefeito.

A história de Brotas está ligada também a Du Barreto, que pela quarta vez é prefeito da cidade e já conseguiu inúmeras conquistas.

É estimado que o prefeito Orlando Pereira Barreto Neto  construiu cerca de 60% das estruturas públicas de Brotas.

É difícil achar algum prédio público que não seja construído ou adquirido em seus mandatos. Por exemplo, todas as creches municipais foram feitas durante suas gestões.

Quase todos os postos médicos e escolas, também. Brotas é uma das poucas cidades do Brasil com 20 mil habitantes que contam com Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Pró-Mulher e turismo profissional.

A história começa em 1992, quando o prefeito foi eleito pela primeiras vez com 70% dos votos válidos. Neste período veio a implantação de um modelo de desenvolvimento econômico baseado no ecoturismo e turismo de aventura. Em dezembro de 1996, ao final da administração, Brotas tornara-se conhecida nacional e internacionalmente, tendo adquirido estruturas e equipamentos sociais fundamentais.

É dessa época o projeto turístico, Estação Rodoviária, Pronto Socorro médico 24 horas, Centro Cultural, transporte coletivo urbano, novos bairros sociais, reorganização das entidades beneficentes como a Casa da Criança e APAE, Hospital Santa Terezinha e a reorganização da saúde e educação pública (após municipalizar o ensino, o número de professores da Prefeitura saltou de 28 para quase 200), inclusive com instituição de Escola do SESI.

No ano de 2000 candidatou-se novamente e se elegeu para o segundo mandato de Prefeito de Brotas e em 2004 foi reeleito.

Findo este último mandato em 2008, Brotas alcançou índices que a destacaram como município modelo: IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 6,1 (acima da média nacional), IDH – Índice de Desenvolvimento Humano elaborado pela ONU – Organização das Nações Unidas em 0,817 (ótima qualidade de vida), consolidação de Brotas como destino turístico, crescimento da área urbana em 100%, aumento populacional em 56%, abastecimento de água tratada, esgoto tratado e aterro sanitário em 100%.

Eleito novamente em 2012, o atual mandato foi marcado pela reconstrução da estrutura administrativa depois dos problemas do período 2009-2012 e mais investimentos de infraestrutura, como mais creches, postos de saúde, investimentos meio ambiente e saneamento, além de dezenas de iniciativas de organização da sociedade civil.

“E muito ainda será feito até dezembro de 2016”, encerrou o prefeito.

Deixe um comentário abaixo