Educação de Águas de São Pedro é tema de reportagem do El País

Publicado em Por Hosana Cortenove

Portal do jornal espanhol vai destacar novidades tecnológicas usadas na rede municipal e a participação da estância no grupo “Escolas Inovadoras”

 

A participação de Águas de São Pedro no grupo “Escolas Inovadoras”, que reúne seis colégios do país com destaque nas áreas de Inovação e Tecnologia, chamou a atenção do jornal espanhol El País, um dos principais da Europa.

Na última quarta-feira, dia 29, a repórter Ana Carolina Cortez, da filial brasileira do veículo, visitou a escola Emef (Maria Luiza Fornasier Franzin) 2 – Cecaf. Recebida pelo coordenador pedagógico da unidade, João Paulo Pontes, ela conheceu de perto as inovações tecnológicas que desde 2014 são usadas por alunos e professores da rede municipal.

A reportagem será veiculada nas próximas semanas na versão digital do jornal, na editoria “Inovações em Educação”. O “Escolas Inovadoras” é um grupo criado pela Fundação Telefônica e o Instituto Tellus, que valoriza a busca por metodologias pedagógicas diferentes. Em 2016, Águas foi inserida no grupo, que tem escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Viamão (Rio Grande do Sul) e Vitória de Santo Antônio (Pernambuco).

“É uma chancela de qualidade para um grupo de escolas que busca novidades em prol da qualidade do ensino”, comentou Pontes. As tecnologias são fruto de uma parceria com a Fundação Telefônica, que oferece 400 tablets e 400 netbooks aos alunos e professores, além de capacitação profissional aos docentes da rede. Já a parceria com o Instituto Tellus oferece uma metodologia de diagnóstico e resolução de problemas no âmbito escolar.

A Fundação Telefônica e o Instituto Tellus já promoveram três encontros entre os seis colégios neste ano, realizados em São Paulo e Rio de Janeiro. O próximo está previsto para agosto, no Rio Grande do Sul.

“Nossa proposta pedagógica aposta na inovação, no uso de novas tecnologias e nas parcerias com o terceiro setor”, destacou a secretária de Educação, Dalva da Silva.

A rede municipal de ensino de Águas oferece ensino do infantil ao 9º ano do fundamental. Os alunos contam com ensino integral do 1° ao 8° ano, com oficinas de robótica, arte e robótica, entre outras, no contraturno. A taxa de evasão escolar na cidade atualmente é zero.

O prefeito Paulo Ronan (PSDB) vê com orgulho os bons resultados obtidos com o investimento em educação. “Essa área sempre foi prioritária na nossa administração. Realmente, acreditamos que uma educação levada a sério abrirá as portas do futuro para nossos munícipes. Não à toa, temos o melhor IDHM (índice de Desenvolvimento Humano Municipal) em educação do país, índice que nos orgulhamos e nos empenhamos em manter”, comentou.

 

Deixe um comentário abaixo