Educação de Águas de São Pedro é tema de reportagem do jornal alemão Deutsche Welle

Publicado em Por Hosana Cortenove
Deutsche Welle

Foto: Divulgação

A liderança de Águas de São Pedro no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) na área de Educação chamou a atenção do jornal alemão Deutsche Welle.

Na última terça-feira, dia 25, a repórter Luisa Frey veio à Estância Hidromineral para conhecer de perto a estrutura da rede municipal.

Águas de São Pedro integrou o roteiro que a jornalista criou para destacar exemplos positivos na Educação brasileira.

O material colhido no município e em outras cidades de destaque na área será transformado numa série de reportagens. A publicação será em novembro, no site do jornal alemão.

Deutsche Welle é uma das principais empresas de comunicação da Alemanha, com sedes em Bonn e Berlim. Luisa, que viajou ao Brasil especialmente para a série de reportagens, foi recebida na escola Emef (Maria Luiza Fornasier Franzin) 2 – Cecaf pelo coordenador pedagógico da unidade, João Paulo Pontes.

Ela conheceu de perto detalhes das inovações tecnológicas que desde 2014 são usadas por alunos e professores da rede municipal. No turno da manhã, Luisa entrevistou Pontes, pais e alunos.

Também acompanhou a cerimônia de premiação da 19ª OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Quinze alunos de Águas de São Pedro receberam diplomas e medalhas de prata e bronze na competição, que teve a participação de 744 mil estudantes de todo país.

Já à tarde, a repórter brasileira que mora há cinco anos na Alemanha frequentou uma oficina de robótica, que integra as atividades do contraturno do ensino integral.

“Nunca havia visto uma aula sobre esse tema. Realmente me impressionou”, destacou ela.

“Ela colheu informações importantes sobre a nossa proposta pedagógica, como o ensino integral, a taxa zero de evasão escolar e a participação de Águas de São Pedro no grupo ‘Escolas Inovadoras’, que reúne seis colégios do país com destaque nas áreas de Inovação e Tecnologia”, comentou o coordenador de Turismo, Fábio Pontes.

As tecnologias são fruto de uma parceria com a Fundação Telefônica, que ofereceu 400 tablets e 400 netbooks aos alunos e professores, além de capacitação profissional aos docentes da rede.

Outra parceria em andamento é com o Instituto Tellus, que oferece uma metodologia de diagnóstico e resolução de problemas no âmbito escolar.

O prefeito Paulo Ronan (PSDB) destaca que a educação sempre foi destaque, inclusive na mídia mundial.

“Neste ano, a Educação de Águas de São Pedro já havia sido noticiado no El País, outro importantíssimo jornal europeu. Temos o melhor IDH do país nessa área e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse Ronan.

Deixe um comentário abaixo