Educadores da Rede Municipal de Piracicaba terão cursos gratuitos de febre maculosa e resíduos sólidos

Publicado em Por Hosana Cortenove

Serão quatro cursos ao todo; as inscrições podem ser feitas no site da SME

Professores, coordenadores e diretores das escolas de educação infantil e ensino fundamental da Rede podem se inscrever até 24/02 em mais dois cursos gratuitos de educação ambiental oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME): Prevenção à Febre Maculosa e Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Consumo Responsável e Gerenciamento de Resíduos no Ambiente Escolar. As inscrições para o curso de formação de Agentes Multiplicadores para Preservação e Conservação da Água: Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de Vida e Saúde seguem até dia 17/02. As inscrições para o curso de extensão em Saúde Geral e Bucal terminaram ontem, 13/02. Os interessados podem se inscrever no site da SME: educação.piracicaba.sp.gov.br.

De acordo com a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, o curso Prevenção à Febre Maculosa tem a finalidade de sensibilizar a população quanto ao problema de saúde pública causado pela bactéria encontrada no carrapato estrela. “As escolas participantes receberão um cartão plastificado contendo exemplares (reais) de carrapatos e informações sobre sintomas da febre maculosa, uma cartilha sobre o carrapato estrela e uma apresentação em power point para utilização em sala de aula”, informou.

Dinâmica da doença, hospedeiros e vetores, elementos que compõem o ciclo de interação da febre maculosa brasileira com o ambiente, incluindo hospedeiros e vetores e medidas educativas para prevenção da doença serão temas abordados durante o curso agendado para os dias 21, 27 e 28 de março, das 8h às 11h, e das 13h30 às 16h30, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Serão disponibilizadas 80 vagas em cada período.

Educadores da Rede Municipal de Piracicaba terão cursos gratuitos de febre maculosa e resíduos sólidos

Educadores da Rede Municipal de Piracicaba terão cursos gratuitos de febre maculosa e resíduos sólidos – Foto: Divulgação

Já o curso de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Consumo Responsável e Gerenciamento de Resíduos no Ambiente Escolar terá encontros mensais distribuídos entre os meses de março e novembro, sendo 10 encontros presenciais e 10 atividades práticas pedagógicas, totalizando 80 horas de curso. Os encontros serão às quintas-feiras no período da tarde.

Assuntos como consumo responsável, resíduos, 3R’s, políticas públicas nacionais, estaduais e municipais relacionadas a resíduos, oficinas para elaboração de intervenção na escola, compostagem, entre outros, farão parte do conteúdo. Serão disponibilizadas 20 vagas.

De acordo com a coordenadora dos projetos de educação ambiental da SME, Laís Ferraz de Camargo, as questões aprendidas pelos professores serão repassadas às crianças, que passarão a ver o meio ambiente com outros olhos. “Elas vão saber preservar, saber a importância do meio ambiente na vida delas. A importância da água, do resíduo, onde colocar o lixo, coleta seletiva e não jogar na rua, por exemplo”, explica. “A intenção é que todos os participantes façam intervenções em sala de aula e na comunidade”, acrescenta.

Deixe um comentário abaixo