EMEB “Braz Giuseppe Fedrigo” realiza “Projeto Jornal”

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

OS alunos dos 4ºs anos da EMEB “Braz Giuseppe Fedrigo”, localizada no Bairro Santa Luzia, em Charqueada, estão desenvolvendo em sala de aula, juntamente com suas professoras Elis e Patrícia, o Projeto Didático “Jornal”.

O projeto “Jornal” foi proposto pelo programa do Estado de São Paulo “Ler e Escrever”, propiciando a aprendizagem da leitura e da escrita dos educandos.

A proposta desse projeto didático para o trabalho com notícias tem como produto final a produção de carta ao leitor, cuja finalidade é a constituição das proficiências ligadas às práticas de leitura e escrita.

O objetivo é fazer com que os educandos familiarizem-se com o jornal e com a sua estrutura organizativa; que identifiquem semelhanças e diferenças entre jornais; que percebam que nos cadernos dos jornais há vários tipos de gêneros textuais, entre outros.

O desenvolvimento do projeto é longo, pois existem várias etapas a serem seguidas.

Durante esse processo os educandos têm a oportunidade de manusear vários jornais, principalmente o jornal “O Regional” que circula gratuitamente nos bairros Recreios e Santa Luzia e por ser um jornal de credibilidade, completo e de fácil acesso à população.

“Esperamos que com esse projeto os educandos adquiram o hábito de ler jornais, informando-se a respeito dos acontecimentos, desenvolvendo o senso crítico e opiniões a respeito do que leram”, afirma a direção da unidade escolar.

Deixe um comentário abaixo