Encontro entre gerações no CRAS de Ipeúna

Publicado em Por Hosana Cortenove

Com o objetivo de promover a socialização e a troca de experiências entre idosas do Projeto Tarde de Convivência Melhor Idade e adolescentes do Projeto Transformando o Futuro foi realizado recentgemente o Encontro Intergeracional. O evento, que ocorreu pela primeira vez, foi organizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ipeúna na sede do órgão, localizado no bairro Altos de Ipeúna.

O evento reuniu aproximadamente 45 pessoas. A programação contou com brincadeiras e dinâmicas que permitiram a integração entre as duas faixas etárias. “Um encontro como esse beneficia idosos e jovens mutuamente. Todos ganham conhecimento, exercitam a tolerância e adquirem afeto. Sem contar a troca de experiências entre as gerações”, comenta Talita Zani, psicóloga do CRAS. Ela ressalta ainda que na oportunidade, adolescentes e idosas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre suas vivências, resgatando valores da cultura nacional.

O Cras é a porta de entrada para os serviços da proteção básica e ainda recebe e promove encaminhamentos para a proteção especial, além de prestar atendimento às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários e desenvolve ambos os projetos.

Transformando o Futuro – Voltada para jovens e adolescentes entre 12 e 18 anos, a iniciativa tem por objetivo o estímulo ao desenvolvimento de potencialidades, o alerta para os problemas sociais e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Atualmente, atende 61 inscritos.

Tarde de Convivência Melhor Idade – Atividade grupal que tem por foco orientar, estimular e promover o desenvolvimento de habilidades e aquisições de potencialidades de forma a garantir vivências coletivas e promover a autonomia e protagonismo social. Em 2016, 42 idosos participam da iniciativa.

Deixe um comentário abaixo