Escola de Engenharia de Piracicaba se classifica em concursos do IBRACON

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Evento é considerado o maior fórum técnico da construção civil do país

 

Depois da boa colocação conquistada por seus alunos durante o 58º Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON), ocorrido recentemente em Belo Horizonte/MG, a EEP-Escola de Engenharia de Piracicaba busca, agora, voltar ao pódio da competição.

“Trata-se do maior evento técnico-científico brasileiro de divulgação da tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, evento que já concedeu a primeira colocação à EEP em 2007, 2009 e 2011”, destaca o professor coordenador do curso de Engenharia Civil da EEP, Antônio Carlos Coelho.

Segundo ele, este ano, o evento envolveu diretamente 1037 profissionais e estudantes de dezenas instituições de ensino superior de diversas partes do país, garantindo à EEP o 6º lugar no concurso APO, 7º lugar no concurso Concrebol e a 8ª colocação no concurso Cocar.

“Nosso objetivo é melhorar esse resultado”, completa o professor ao lembrar que, para isso, os alunos dispõem de professores orientadores capacitados e laboratórios de ponta. “Temos vontade e estrutura; vamos chegar lá”, garantiu.

Ele explica que os concursos técnicos contaram com a participação de 513 estudantes de 42 instituições de ensino, entre elas a EEP. A proposta foi fazer com que o aluno aplicasse o conhecimento adquirido em sala para confecção de uma bola de concreto leve e resistente (concurso Concrebol), um pórtico de concreto capaz de resistir aos impactos dinâmicos (Aparato de Proteção do Ovo – APO), um corpo de prova cúbico colorido (concreto colorido de alta resistência – Cocar) e um projeto arquitetônico e estrutural de uma passarela de concreto (concurso Ousadia).

“Fomos muito bem classificados nos concursos Concrebol, Cocar e APO”, avaliou Coelho, ponderando que, além de uma boa colocação, o grande mérito está em incentivar a elaboração dos projetos, o convívio com estudantes de outras instituições, a análise de erros e acertos e o compartilhamento de experiências com os experientes engenheiros, do Brasil e do exterior, que assistiram às provas e opinaram sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos dos alunos durante as competições.

Segundo os alunos Alan Renato Santini, Barbara Silva Antunes, Felipe Tavares Cidade, Gabriel dos Santos Rodrigues, Gustavo Matos Lourenço, Lucas Freschi Pereira, Marina Toquete, Nanci Ponce Roncato e Rodolfo William da Silva Filho, representantes da EEP no IBRACON sob a coordenação da professora Patrícia Tolaine, a participação se deu com o forma de aproveitar ao máximo a oportunidade de expandir conhecimentos e analisar conceitos do concreto, trabalhando simultaneamente com seus agregados e, assim, adquirir técnicas que atendam às necessidades de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

“Estudantes do Brasil todo participam deste evento e estamos orgulhosos pela posição que conquistamos em três das maiores e mais conceituadas competições brasileiras na área da construção civil”, disseram.

Deixe um comentário abaixo