Escola Estadual “Ademar Vieira Pisco” realizou atividades do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

No dia 21 do mês passado, a E.E (Escola Estadual) “Ademar Vieira Pisco” (PEI), de Santa Maria da Serra, realizou atividades para conscientização pelo “Dia Nacional de Luta das pessoas com Deficiência Física”.

As professoras Alda Spigolon Lobo e Maria Emília Delaneza Gardinal, da disciplina Projeto de Vida, juntamente com os alunos dos 9ºs ano A e 9º ano B do Ensino Fundamental e 1ª série A do Ensino Médio, colocaram em prática o projeto  “Conviva com a diferença”.

A iniciativa procurou além de conscientizar os alunos sobre o tema, orientá-los de que é preciso integrar o deficiente na sociedade com respeito e justiça. Houve neste dia a replicabilidade de ações levantadas pelos próprios alunos para mostrar a toda escola a dificuldade do deficiente na convivência social.

Para isso, eles colocaram-se no lugar destas pessoas, andando de cadeiras de rodas, com os olhos vendados, com peso nas costas e pernas, sentindo realmente e na “pele” as dificuldades enfrentadas todos os dias por essas pessoas portadoras de algum tipo de necessidade. Para a equipe gestora “o resultado, sem sombra de dúvidas foi muito bom, pois os relatos posteriores deixaram claro que é necessário voltar a atenção para os problemas que impossibilitam os deficientes de ter uma vida mais acessível com respeito, uma vez que a Constituição assegura os mesmos direitos que gozam outras pessoas”.

Deixe um comentário abaixo