Escola móvel do Senai vai atender Rio das Pedras

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

O prefeito Carlos Defavari recebeu em seu gabinete, nesta semana, Wilson Rensi, diretor da Escola Senai Mário Henrique Simonsen, e Marcos Gozzo, coordenador de Relacionamento com a Industria. A visita serviu para estreitar a relação entre município e instituição. “Nos colocamos a disposição da Prefeitura, com a disponibilização de cursos e todo suporte que estiver ao nosso alcance”, ressaltou Rensi.

Foi apresentado ao prefeito e ao secretário de Desenvolvimento, Latuca Rossi, o projeto de escolas móveis do Senai, com cursos oferecidos de acordo com a vocação e necessidade da cidade. “São escolas completas que circulam pelo estado para atender as demandas imediatas e específicas de empresas localizadas em municípios que não contam com uma escola fixa do Senai”, informou Gozzo. O Senai conta com 74 escolas móveis atuando em 18 áreas tecnológicas: aeronáutica, alimentos, automação, automotiva, celulose e papel, cerâmica, construção civil, couro/calçados, eletroeletrônica, gráfica/editorial, manutenção mecânica, metalomecânica, metalurgia, nanotecnologia, refrigeração e climatização, robótica, segurança do trabalho e vestuário.

Escola móvel do Senai vai atender Rio das Pedras

Escola móvel do Senai vai atender Rio das Pedras – Foto: Divulgação

“Vamos buscar identificar junto as empresas quais formações são mais interessantes. Assim conseguiremos capacitar a mão de obra em nossa cidade e aumentar as chances de emprego para os cidadãos rio-pedrenses. Cada vez mais as empresas precisam de mão de obra especializada, de profissionais com conhecimento técnico e formação de qualidade. Nosso esforço está sendo para garantir isso”, afirmou Latuca Rossi.

Por solicitação da Arcor, o Senai irá ministrar um curso de Assistente Administrativo em Rio das Pedras. Em outubro, a escola móvel trará o curso de eletroeletrônica na cidade. Além disso, há cursos gratuitos oferecidos pelo Senai Piracicaba cujas as inscrições podem ser feitas via internet.

Carlos Defavari aproveitou a ocasião para pleitear a instalação de uma escola Senai em Rio das Pedras. “A população cobra muito a vinda do Senai para Rio das Pedras. A Prefeitura tem uma área disponível para isso”, disse o prefeito. Contudo, Wilson Rensi esfriou as pretensões rio-pedrenses: “A vinda de uma escola fixa fica condicionada a demanda. Como Rio das Pedras está muito próxima a Piracicaba, onde há duas escolas, é muito difícil viabilizar uma unidade Senai para a cidade”. O diretor do Senai, porém, ressaltou o empenho da Prefeitura em fornecer passes de estudantes para alunos que fazem cursos no Senai, Senac e Sesi. “Muitos alunos e funcionários que são de Rio das Pedras chegam mais cedo que muitos que moram em Piracicaba”, completou.

Durante a reunião, Carlos Defavari passou informações sobre a busca por locais para implantação de novos distritos industriais. “Temos projetos para viabilizar duas áreas com cerca de 20 alqueires cada. Além disso, estamos negociando com Piracicaba a criação de uma avenida com cerca de 7 quilômetros entre os bairros do Bom Retiro (Rio das Pedras) e Piracicamirim (Piracicaba). Essa nova via teria uma ciclovia e iria facilitar o acesso para o Hospital Regional, Cidade Judiciária e Shopping Taquaral, por exemplo. A ideia é trazer novas empresas e capacitar a mão de obra rio-pedrense com a qualidade do Senai”, destacou o prefeito.

Marcos Gozzo complementou informando que empresas do setor metalúrgico estão dando sinais de recuperação, que esse é o momento de atrair novas indústrias para a cidade: “Caterpillar e Painco estão contratando funcionários, algo que não víamos há algum tempo”.

Deixe um comentário abaixo