ESF realiza campanha de diagnóstico e prevenção nas escolas de Ipeúna

Publicado em Por Hosana Cortenove

A Prefeitura de Ipeúna, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF), está realizando a campanha de diagnóstico e prevenção das doenças Hanseníase, Geomintíase e Tracoma, intitulada Campanha dos 3 Bichos.

A Campanha teve início nesta quinta-feira (1º), na EMEIEF “Dr. Ulysses Guimarães” e continua na sexta-feira, na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) e, ainda, nos dias 13 e 14 nas demais escolas da rede municipal e estadual de Ipeúna.

De acordo com a coordenadora da ESF, Renata Abdalla Zani, no caso da Hanseníase, os alunos recebem uma ficha de autoimagem que deverá ser preenchida pelos pais e devolvida para a escola. “A intenção é identificar manchas no corpo da criança, em caso positivo ela será encaminhada para consulta médica”, explica. Já para detectar o Tracoma, profissionais capacitados realizam a eversão de pálpebras e, no caso da Geomintíase, doença também conhecida como verminose, após a autorização dos pais, as crianças serão tratadas com medicamento.

Classificada pelo Ministério como doença dos nervos, a Hanseníase é infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium Leprae e acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos. A recomendação é estar sempre atento a manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas que causam a sensação de formigamento, ficam dormentes e que apresentem também diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Já a Tracoma, considerada uma doença dos olhos como maior causa de cegueira em adultos e que pode ser prevenida, afeta a conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. Os sintomas iniciais são lacrimejamento, descarga muco purulenta e irritabilidade ocular. E por último, a Geomintíase rotulada como doença da barriga, constitui um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos Ancilostomídeos.

Deixe um comentário abaixo