Exposição apresenta obras de servidores e estagiários da Câmara de Piracicaba

Publicado em Por Hosana Cortenove

Mostra segue até próxima sexta-feira

Eles atuam em diferentes ambientes da Câmara de Vereadores de Piracicaba, mas fora da rotina legislativa, nas horas vagas, exploram suas potencialidades artísticas, seja como passatempo, terapia ou pelo simples prazer.

A criatividade é o que os une, agora, na exposição Ocupe o seu Espaço, concebida pelo Departamento de Documentação e Arquivo para encerrar o calendário do hall do prédio anexo. A mostra segue até o dia 16, próxima sexta-feira.

Fábio Bragança, que administra a agenda do espaço, organiza os editais mensais de exposições e dirige o Departamento de Documentação e Arquivo, afirma que esta é a primeira vez que a Câmara faz uma exposição com obras dos próprios funcionários.

A convocação ocorreu pelo “Messenger” interno da Casa. Estagiários, assessores dos gabinetes e funcionários terceirizados e efetivos aderiram à iniciativa.

“O objetivo é promover a reflexão sobre a importância do indivíduo como um todo, profissional e pessoal”, lembra o historiador.

Cadernos, blocos de nota, livro de receitas e até os blocos adesivos de post-it ganharam um colorido especial na seleção de Fernanda Micossi, funcionária do Departamento de Documentação que explora as várias possibilidades do artesanato com papel e pano. Do mesmo departamento, Julia Pontes apresenta sua produção em bordado em bastidor, enquanto Gabriela Viccino expõe peças em vitral artificial e Cássia Paulista traz o óleo sobre tela A Bailarina.

Estudante do oitavo semestre de jornalismo, Letícia Castro, do Departamento de Comunicação, é autora das pinturas Fundo do Mar, em óleo sobre tela e relevo, e Abstrate-se, em óleo sobre tela.

À esquerda do hall, na entrada, as gavetas do espaço abrigam a coletânea de artigos de opinião de Antônio Oswaldo Storel, publicados na imprensa piracicabana, de 2006 até este ano.

O cirurgião dentista exerceu o cargo de vereador por três mandatos, incluindo a presidência da Câmara Municipal, e atualmente está na chefia de gabinete do vereador Paulo Camolesi (Rede).

O talento para a escrita também se manifesta nas obras de Mônica Faria, do Departamento Legislativo, autora de oito poesias na exposição.

Os organizadores da mostra reservaram um espaço para a produção literária de Andrea Sacaro, do Departamento de Comunicação. Trata-se de No Entardecer do Século XX, livro de ficção sobre o mundo dos vampiros, publicado em 1998, e Piera Sul, lançado no ano seguinte, sobre a questão racial. Ela também expõe a poesia Tempos de Crises na Cidade Colorida e um quadro em tapeçaria.

As aptidões manuais podem ser notadas nas peças de duas funcionárias do refeitório: Rosa Vieira tem obras em crochê, enquanto Gabriela Gonçalves uma boneca de lã. Valéria Frota, do Jurídico, duas peças em tapeçaria e uma tela a óleo. Anely Godoy, dos Recursos Humanos, reuniu sua produção em patchwork, e Nazaré Silva Domingues, funcionária terceirizada, fez um enfeite a partir de uma garrafa. Mariane Pereira, do Legislativo, trouxe peças em lã. E Ana Lúcia de Oliveira Negri, do setor de Contratos, uma bandeja de lavatório e saboneteira.

Na instalação Olhares Despercebidos, o estagiário do Departamento de Comunicação, Reinaldo Diniz, trouxe cinco obras em branco e preto, impressas em tecidos transparentes, sobre olhares inusitados para os ambientes da Cooperativa Reciclador Solidário e a Catedral de Santo Antônio. Ele clicou ainda uma construção antiga, em primeiro plano, e um prédio novo, ao fundo, para trabalhar com a dualidade “novo versus velho”. As outras duas imagens do estudante de jornalismo foram produzidas durante o projeto Na Rua da Julia, de difusão e valorização da cultura tradicional da infância.

Estagiário do Departamento de Documentação e Arquivo, Felipe Valim reuniu 21 imagens, com predominância para as macrofotografias de elementos da natureza, entre animais, insetos, folhas e árvores, além de dois clássicos cartões-postais piracicabanos: o rio que dá nome à cidade e o Engenho Central.

A estagiária Pietra Polo, do gabinete do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), selecionou fotos relacionadas à cultura, caso do Samba de Lenço, do hip hop e da Parada Gay, e uma obra sobre as recentes manifestações populares (com foco nas repressões policiais).

As viagens de férias do jornalista Rodrigo Alves, do Departamento de Comunicação, deram origem ao ensaio Jardim Botânico de Montreal, de fotografias produzidas em agosto do ano passado em um dos principais locais turísticos da cidade canadense. As 12 imagens valorizam, predominantemente, a relação do ser humano em seus momentos de lazer com a natureza.

A Exposição Ocupe o seu Espaço acontece no hall de exposições do prédio anexo da Câmara (rua do Rosário, 833, Centro). Visitas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados, com entrada gratuita. Maiores Informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3403-6500 ramal 6612.

Deixe um comentário abaixo