Farmacêuticas vão a campo levantar informações sobre hábitos com medicamentos

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Piracicaba 05/05/2017 – Na sexta-feira, 5 de maio, em que se comemora o dia nacional do uso racional de medicamentos, farmacêuticas da rede municipal de saúde estarão em algumas farmácias municipais coletando informações junto a pacientes em tratamento para saber como se comportam em relação aos medicamentos que estão consumindo.

Elas querem saber a forma como se medicam, levando em conta o respeito ao horário, se é tomado antes ou após a alimentação, a forma de armazenamento e descarte, além de tirar eventuais dúvidas sobre a prescrição e orientá-los inclusive sobre os riscos do uso inadequado dos medicamentos.

Farmacêuticas vão a campo levantar informações sobre hábitos com medicamentos

Farmacêuticas vão a campo levantar informações sobre hábitos com medicamentos – Foto: Divulgação

De acordo com Luciana Canetto, coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, um dos problemas de saúde pública é a auto-medicação, de comprar remédio por conta própria, sem a prescrição. “Este hábito pode trazer muitos problemas à saúde do paciente, o que reflete na saúde da população e impacta no sistema público de atendimento”, disse.

Os dados obtidos vão compor um banco de dados para embasar estudos posteriores e definir políticas públicas para o setor. “Esse levantamento nos dará uma visão da cidade além de ser uma oportunidade para mostrarmos à população a importância do farmacêutico no acompanhamento dos pacientes que fazem uso de medicamentos”, explica Luciana.

A atividade é resultado da parceria do Conselho Regional de Farmácia (CRF) com a prefeitura. As profissionais da saúde estarão em ação das 9h às 16 horas.

Deixe um comentário abaixo