Fraude contra imobiliárias foi tema de reunião na Acipi

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Encontro aconteceu com a presença do delegado assistente da Delegacia Seccional e do procurador geral de Piracicaba

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) realizou na manhã desta quarta-feira, 15, uma reunião entre empresários do segmento imobiliário e poder público para elucidar dúvidas a respeito dos golpes que têm acometidos algumas empresas do setor, proprietários de imóveis e pessoas que tiveram seus documentos falsificados.

No último mês, a Acipi recebeu, em seu posto do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), reclamações por parte de consumidores que tiveram os nomes incluídos no sistema de negativação por conta de pendências financeiras em imobiliárias.

Em consulta a imobiliárias de Piracicaba, verificou-se que algumas empresas e pessoas físicas têm sido alvo de golpe: locação de imóveis com documentos falsificados.

Ainda desconhecidos da polícia, os estelionatários usam documentos de identidades adulterados, bem como autenticações, documentos bancários, holerites etc.

O delegado assistente, Ricardo Fiori, da Delegacia Seccional de Piracicaba, explicou que é preciso que as imobiliárias redobrem a atenção: “Proprietários e funcionários de imobiliárias devem ficar ainda mais atentos para conferir a autenticidade dos documentos, sobretudo ao que diz respeito aos fiadores e ao selo de autenticidade de imóveis fora de Piracicaba.”

“É indispensável que uma das partes, seja ela a imobiliária, o fiador ou o locatário lesado, faça o boletim de ocorrência o mais rápido possível, pois é a partir deste documentos que a polícia pode iniciar as investigações”, completa Fiori.

Ele informou, ainda, que o processo de investigação sobre esses casos está avançado e que a rede de comunicação criada entre Acipi, polícia civil e imobiliárias de Piracicaba é de grande importância para que as fraudes sejam constatadas e comunicadas com agilidade, acelerando as investigações.

Samuel Cardoso, do SCPC da Acipi, e Adriana Moraes, da Boa Vista SCPC, também conversaram com os empresários e deram dicas baseadas em casos relatados ao departamento da entidade e na experiência do departamento de inteligência da Boa Vista – que atua diretamente na criação de ferramentas para o combate aos golpes, como:

– Consultar o endereço e o telefone do locador e fiador para confrontar com o apresentado no cadastro de locação;

– A imobiliária pode reconhecer as firmas do locador e do fiador pessoalmente no cartório informado pelas partes;

– A imobiliária associada à Acipi, com acesso aos serviços do SCPC, deve fazer uma consulta completa e verificar se consta alertas de documentos roubados ou extraviados incluídos com boletim de ocorrência.

A Acipi pede, ainda, para as imobiliárias que, em caso de golpe, enviem uma cópia do boletim de ocorrência para a entidade que juntará o documento aos já existentes e fará o encaminhamento aos órgãos responsáveis, cobrando por celeridade dos processos.

O procurador-geral de Piracicaba e diretor do Procon, Mauro Rontani, também presente na reunião, explicou como a prefeitura pode auxiliar na prevenção das fraudes: “Apesar de a relação de consumo ser menor nestes casos, a imobiliária pode realizar a consulta no cadastro imobiliário de Piracicaba, utilizando-a como uma ferramenta complementar na efetivação dos negócios”.

Ferramenta à mão: Associados à Acipi têm acesso a diversos serviços que podem auxiliá-los a evitar fraudes. Um deles é o “Acerta Completo”, vinculado ao SCPC, gerenciado pela Boa Vista.

Por meio do “Acerta”, que está substituindo o atual Relatório Imobiliário, é possível obter um relatório completo no qual consta avaliação de risco (Score), renda estimada, dados cadastrais, dados restritivos e dados comportamentais (alerta de documentos, consultas anteriores, alerta de fraude etc.).

No próximo dia 29/6, a Acipi realiza um treinamento gratuito em sua sede para empresas dos setores de veículos, comércio e serviços em geral. O objetivo é dar mais informações sobre as consultas de crédito que podem auxiliar as empresas a identificar golpes e dirimir inadimplência.

Serviço – Para mais informações sobre os serviços do SCPC da Acipi e inscrições para o treinamento, entre em contato pelo telefone: 3417-1766, ramal 719, ou scpc@acipi.com.br

Telefones úteis: – Delegacia Seccional de Piracicaba: (19)3433-2110 – Procon: 3433-3974

Deixe um comentário abaixo