Fundada em 9 de julho de 1933, a Acipi completa 83 anos hoje

Publicado em Por Hosana Cortenove

O dia 9 de julho é um marco histórico para os paulistas, pois se trata da data em que é comemorada a Revolução Constitucionalista de 1932. Para Piracicaba, a data possui outro motivo para ser especial. Um ano após o histórico movimento cívico, a cidade viu nascer uma de suas entidades mais representativas: a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Inspirada pelos ideais que marcaram a Revolução de 32, a Acipi foi instalada em Piracicaba, no dia 9 de julho de 1933, e em sua trajetória sempre se posicionou como propulsora do desenvolvimento local, representando as empresas do comércio, indústria e serviços, e sempre atuando em parceria com os poderes constituídos e entidades de classe.

“Nossa entidade se pauta no arrojo, na dedicação e no trabalho coletivo para trazer sua parcela de contribuição para nossa cidade. O engajamento da associação na realização de projetos, que fomentem o empreendedorismo, e na participação em discussões, que levem à adoção de políticas públicas, que contribuam para o desenvolvimento de nosso município, marcaram nossa trajetória como instituição, bem como influenciaram o curso da própria história de Piracicaba”, afirma o presidente Paulo Roberto Checoli.

História: Fundada em 9 de julho de 1933, a Acipi iniciou sua marcante trajetória a partir da primeira reunião no Teatro Santo Estevam, na então praça Sete de Setembro (hoje conhecida como praça José Bonifácio).

De lá para cá, a entidade cresceu, se modernizou e ampliou sua estrutura.

Hoje, a entidade está estabelecida em sua sede na rua do Rosário, 700, no Centro de Piracicaba. Um escritório regional para atender empresários de Santa Teresinha, também, é mantido pela entidade, na rua Virgílio da Silva Fagundes, 538, sala 3.

Presidida por Checoli, 27º presidente a comandar a entidade, a Acipi conta com um corpo executivo de 27 diretores, 27 conselheiros, Conselho da Mulher Empresária, Conselho do Jovem Empresário e Conselho de Ex-Presidentes.

Casa do Empresário: Tendo como pilares: o desenvolvimento das empresas que representa e capacitação de seus associados e colaboradores, a Acipi, em suas gestões, sempre se preocupou em prestar serviços e oferecer benefícios, com vistas a melhorar o ambiente de negócios, conquistando, ao longo de sua trajetória, uma sólida reputação, bem como estabelecendo-se, no município, como a casa dos empresários.

As modernas instalações da entidade – que, ao longo dos anos, sempre esteve atenta a valores, que levam em conta a responsabilidade social e a sustentabilidade – abrigam sua Escola de Negócios, o escritório regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), posto de emissão do Certificado Digital, atendimento do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), convênios médicos e odontológico, entre um leque diverso de serviços e benefícios. Também ao alcance da população piracicabana, o Memorial do Empreendedorismo traz registros históricos e informações sobre a cidade, desde sua fundação, em 1767.

Serviço – Há 83 anos, a Acipi representa os setores do comércio, indústria e prestação de serviços em Piracicaba. Informações sobre os produtos e benefícios que a entidade tem a oferecer ao empresariado podem ser encontradas no telefone: 3417-1766.

Para conhecer mais a fundo a história da entidade, o livro: “ACIPI, 80 anos”, escrito pela jornalista, Angela Furlan, que pode ser acessado no site institucional da associação: acipi.com.br, é resultado de intensa pesquisa em atas, documentos, livros, jornais e entrevistas com pesquisadores, historiadores, economistas, professores e ex-presidentes.

Uma cobertura especial sobre a data, com relatos de personagens que fazem parte da história da entidade, também, pode ser acessada no: blogdaacipi.com

 

Deixe um comentário abaixo