Governador Geraldo Alckmin abriu Congresso de Jornais do Interior em São Pedro

Publicado em Por Hosana Cortenove

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou da abertura do 37ª edição do Congresso da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP). Outra importante autoridade que se fez presentes na abertura do evento foi o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cauê Macris.

Realizado nos dias 24 e25 de junho, na estância turística de São Pedro, toda a programação se desenvolveu no Hotel Fazenda Colina Verde. Também prestigiaram o evento o deputado estadual Roberto Morais, o prefeito de São Pedro, Hélio Zanata e o presidente da Câmara de São Pedro, Antonio Benedito Feraz de Toledo.

“Venho a este congresso pela importância não apenas dessa profissão, da qual tenho o maior orgulho e respeito, mas porque sei que aqui estão os jornalistas que falam diretamente com a população. São os formadores de opinião de cada um dos municípios que estão aqui representados”, afirmou Alckmin, ao ressaltar a honra em participar do evento e declarar que se sente à vontade entre os profissionais de imprensa.

Alckmin também reconheceu as dificuldades da profissão, principalmente nas menores cidades. “O jornalismo inclui um conjunto de fatores cada vez mais desafiador no chamado tempo da pós-verdade, que embute um sentido ético de grande significado, no exercício cotidiano da busca da verdade e da justiça. E quero destacar especialmente a importância da imprensa regional. Às vezes a gente sabe o que está acontecendo do outro lado do mundo, mas não o que acontece na nossa cidade. O debate das questões locais é fundamental para o desenvolvimento”, destacou o governador.

Ao comemorar os 37 anos de fundação da Adjori-SP, o congresso, que teve como tema “Uma visão jurídica da comunicação”, contou com a participação de 62 jornais, representando 80 municípios do interior do Estado.

Governador Geraldo Alckmin abriu Congresso de Jornais do Interior em São Pedro 2

Governador Geraldo Alckmin abriu Congresso de Jornais do Interior em São Pedro – Foto: Divulgação

Em sua conferência, Cauê Macris, falou “Uma nova comunicação na Assembleia Legislativa”, órgão a qual preside. “O Congresso da Adjori foi uma excelente oportunidade para apresentar o trabalho institucional de Comunicação que a Assembleia de São Paulo tem feito”, destacou ao lembrar a criação da Agência Alesp de Notícias, que produz conteúdo jornalístico diariamente e o distribui para os jornais do Estado. “As dificuldades porque passam os veículos impede que a figura do correspondente continuasse existindo. Por isso, nosso desafio é fornecer material de qualidade sobre o trabalho dos parlamentares”, completou o deputado estadual.

Além de Carlos Alberto Buzano Balladas, presidente da Adjori-SP, realizador do evento, o congresso ainda contou com a presença do presidente da Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori Brasil), Miguel Ângelo Gobbi, da Adjori-SC, e outros quatro estados também se fizeram presentes: Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe.

A Adjori-SP foi criada há 37 anos e reúne jornais de todo o interior do Estado. Para o presidente da entidade, Carlos Balladas, “o evento é uma oportunidade para os proprietários de jornais do interior mostrar a força que possuem, revisarem suas formas de trabalho e tomarem conhecimento de novas experiências”, afirmou o jornalista de Santo André e proprietário de dois veículos de comunicação.

Após a abertura do evento pelo governador, o congresso teve as palestras do jurista Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho); e seguiu com o desembargador Antonio Carlos Cedenho, do TRF-3ª Região. Na parte da tarde, ocorreu a exposição do empresário Gilberto Pacheco, CEO da M W WAY, que abordou ‘Novas tecnologias para jornais’.

O Congresso teve a coordenação do jornalista Evaldo Vicente, proprietário dos jornais, A Tribuna Piracicabana, A Tribuna de São Pedro e A Tribuna de Rio das Pedras.

Deixe um comentário abaixo