Helinho Zanatta entrega oficialmente reforma da EMEB “Gustavo Teixeira”

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Com recursos municipais investimento na unidade que tem 600 alunos matriculados foi de R$ 183 mil.

Nesta quarta-feira, aconteceu a inauguração da reforma da EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) “Gustavo Teixeira”, em São Pedro.

Além do prefeito Helinho Zanatta, participaram da inauguração o vice-prefeito, Thiago Silva; as secretárias de Educação, Cléia Rivero e de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Du Sorocaba (que representou a Câmara Municipal); a diretora da unidade, Ângela Bego, além de outros diretores e professores da rede municipal de ensino.

“Estamos vivendo uma mudança de paradigma. A fase é difícil, mas vamos conseguir por o país novamente em ordem”, avalia o prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD) sobre a atual conjuntura nacional.

Zanatta disse também que apesar de todas as dificuldades e diferente da situação observada em muitas administrações públicas, São Pedro continua avançando, com a continuidade de obras e pagamentos de todos os compromissos financeiros.

“É um momento de alegria frente a tantas coisas que vemos no nosso país”, afirmou.

A Emeb Gustavo Teixeira é destaque na história da cidade, já que é a continuidade do primeiro grupo escolar de São Pedro, instalado em 12 de março de 1910 no prédio em que hoje funciona o Museu Gustavo Teixeira. Em 1939, o grupo escolar recebeu o nome do poeta para homenageá-lo. A mudança para o atual prédio aconteceu em 2011. Atualmente, a escola  abriga 600 alunos do 4º ao 9º ano.

A reforma, custeada com recursos do município, garantiu a pintura externa e interna do prédio, pintura das esquadrias metálicas, portas e batentes, abertura de esquadrias fixas para a ventilação do ambiente, instalação de gabinetes sob pias e balcões, instalação de rede em poliamida na parte superior do pátio para evitar entrada de pássaros, substituição total de lâmpadas da unidade por unidades de LED, revisão da rede elétrica, execução da central de GLP e tubulações para rede de gás, troca de parte do telhado por telha metálica, reforma geral das calhas, rufos e condutores, instalação de grade de proteção nos caixilhos da administração, fechamento externo com mureta em bloco de concreto e gradil, plantio de grama no canteiro externo. O valor do investimento foi de R$ 183 mil.

A secretária de Educação Cleia Rivero destacou a importância do trabalho em equipe e a dedicação dos professores.

“É uma grande satisfação poder ver concluída mais essa obra que é resultado do trabalho em equipe que envolve muitas pessoas”, destacou.

Alunos da escola fizeram apresentações na solenidade. Karen Gomes de Oliveira leu a biografia do poeta Gustavo Teixeira, Barbarah Bedim Leocadio Francisco, primeira colocada no Concurso de Poesias Declamadas da Semana Gustavo Teixeira de 2016, declamou a poesia “Dúvida” e Bianca Stoy Locatelli fez uma apresentação de dança. Também foram apresentados vídeos produzidos pelos alunos dos 8º e 9º anos sobre o tabaco e reações químicas.

A inauguração dessas obras foi a segunda de uma série de 15 programadas pela Prefeitura de São Pedro até o dia 15 de dezembro. Além das reformas nas escolas Gustavo Teixeira e Maria Angelina Leão Ferreira dos Santos, já inauguradas, serão apresentadas à comunidade as modificações na quadra e Emeb Ricarda de Paiva Lima Berzin, no dia 2 de dezembro; na Emeb Benedito Modesto de Paula, marcada para o dia 7 de dezembro; nas praças São Dimas, Dorothea, Horto Florestal, Vila Rica e Joaquim Cabana, cuja solenidade será realizada quadra da escola Maria de Fátima do Amaral no dia 9 de dezembro;  da praça dos Gomes, no dia 11 de dezembro; da praça do bairro Nova São Pedro II, reforma da quadra e da Emeb Ondina Mendes Parreira , no dia 14 de dezembro e  da creche-escola do bairro Bela São Pedro, que terá o nome de Professora Leny Bomtorin, no dia 15 de dezembro.

Deixe um comentário abaixo