Hoje é Dia D contra gripe e também de avaliação bucal em Ipeúna

Publicado em Por Hosana Cortenove

Hoje, dia 13, a Secretaria de Saúde de Ipeúna, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) realiza o Dia D contra a Gripe em Ipeúna.

A meta do município para este ano é imunizar 1.319 pessoas. No Dia D, a vacinação será feita durante todo o dia, das 8h às 17h. Paralelamente à Vacinação, a ESF estará realizando também a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, no sábado, das 8h às 12h.

Devem ser vacinadas contra a Gripe as pessoas idosas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), crianças (seis meses e menores que cinco anos), indígenas, portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, HIV, doenças respiratórias, obesos e professores. Até a quinta-feira da semana passada, dia 04, Ipeúna tinha vacinado 290 pessoas. A vacinação ocorrerá até 26 de maio.

A vacina é contraindicada para pessoas que tenham alergia a ovo de galinha e seus derivados e para quem já teve reação alérgica grave a doses anteriores.

Hoje é Dia D contra gripe e também de avaliação bucal em Ipeúna

Hoje é Dia D contra gripe e também de avaliação bucal em Ipeúna – Foto: Divulgação

É importante a apresentação da caderneta de vacina para a imunização.

Os adultos que vão tomar a vacina pela primeira vez e que não possuem a carteira devem apresentar o documento de identidade.

Já a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal tem como público-alvo as pessoas com idade acima de 60 anos.

“O objetivo da iniciativa é fazer a detecção precoce de câncer bucal, que é mais comum na faixa etária de acima de 60 anos. Porém, todos aqueles que quiserem poderão fazer o exame”, explica o secretário de Saúde, Jordano Zanoni.

Nos últimos anos, o Brasil verificou o aumento da incidência do câncer de boca, cujos principais fatores de risco são: álcool, fumo, sol excessivo, má higiene oral, próteses dentárias mal adaptadas, dentes fraturados e herpes. O secretário ressalta o aumento da incidência do câncer de boca nos últimos anos, cujos principais fatores de risco são: álcool, fumo, sol excessivo, má higiene oral, próteses dentárias mal adaptadas, dentes fraturados e herpes.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) fica na Av. 3 nº 242 – Centro, sendo que a a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal acontecerá das 8h às 12h, enquanto a Campanha Nacional de Vacinação acontecerá das 8h às 17h.

Deixe um comentário abaixo